O apresentador Luciano Huck se tornou alvo de críticas nas redes sociais em razão de pedidos que fez a indígenas durante visita com a cant...
O apresentador Luciano Huck se tornou alvo de críticas nas redes sociais em razão de pedidos que fez a indígenas durante visita com a cantora Anitta à aldeia Kuikuro, em Mato Grosso. Entre as falas do comunicador proferidas nos bastidores e que causaram desconforto na ocasião, foi o pedido para que indígenas que não estivessem com roupas tradicionais se afastassem, e que eles não usassem seus celulares porque, para Huck, os aparelhos não condizem com a “cultura original”.
É o seguinte: a gente está cheio de câmera. Quanto mais celular de vocês aparece, acho que menos é a cultura de vocês. Quanto mais a gente conseguir preservar as nossas cenas sem celular. Porque assim, quando aparece vocês de celular, acho que mexe na cultura original. Quando tiver gravando, se vocês puderem “segurar” o celular, quem tiver que ver, valoriza mais vocês. Se puder falar isso para o povo, é bom – afirmou ele, no Parque Indígena do Xingu.
A gravação ocorreu em agosto deste ano, mas o vídeo viralizou esta semana, com publicações de diversos internautas desaprovando a conduta do apresentador. Um dos que se pronunciaram foi o vereador Fernando Holiday (PL-SP), em postagem no X, nesta sexta-feira (5).
Luciano Huck foi flagrado pedindo para indígenas fingirem quem não são. Nada de celular, nada de roupas modernas, tem que “limpar a cultura” como se ainda vivessem há 500 anos. Esse é o retrato cru da esquerda caviar, que enxergam as minorias apenas como palanque – escreveu o parlamentar.
– Deve passar na televisão que povos indígena dos xingu usam celulares sim, para ir diminuindo o preconceito e esteriótipos da imagem do ‘índio puro’ que se criou na mente da população brasileira – opinou outro usuário da mesma rede social.
– Incrível como a mídia e muitos que dizem defender e valorizar os povos originários busca adestrá-los e usá-los como fantoches midiáticos – complementou mais um internauta.
Por: Pleno.News
