‘Não quero passaporte da vacina aqui no DF’, diz Ibaneis Rocha - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

‘Não quero passaporte da vacina aqui no DF’, diz Ibaneis Rocha

  ‘Não quero passaporte da vacina aqui no DF’, diz Ibaneis Rocha De acordo com o Projeto de Lei que altera a Lei de Vigilância Epidemiológic...

 

‘Não quero passaporte da vacina aqui no DF’, diz Ibaneis Rocha

De acordo com o Projeto de Lei que altera a Lei de Vigilância Epidemiológica para criar o Passaporte Digital de Imunização, governos estaduais poderão utilizar o Passaporte Digital de Imunização como mecanismo de controle sanitário e de acesso a espaços públicos e privados, podendo determinar multas e penalidades.
Na manhã desta terça-feira (28), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou do lançamento do programa Renova-DF, em São Sebastião, e conversou com os jornalistas sobre a possibilidade da implementação do passaporte da vacina na capital.
 “Não quero passaporte da vacina. Não pretendo implantar. Vamos continuar com as restrições que já estão em curso”, disse o mandatário.
De acordo com o Projeto de Lei que altera a Lei de Vigilância Epidemiológica para criar o Passaporte Digital de Imunização, governos estaduais poderão utilizar o Passaporte Digital de Imunização como mecanismo de controle sanitário e de acesso a espaços públicos e privados, podendo determinar multas e penalidades.

O documento digital poderá ser usado para autorizar a entrada do portador em eventos e locais públicos, meios de transporte ou qualquer local onde haja aglomeração de pessoas. Para preservar o direito de não compartilhar informações pessoais, o texto impede que o passaporte seja visualizado sem a concordância do portador.

Quando a emissão do Passaporte Digital de Imunização não for viável, o documento digital poderá ser substituído pelo Atestado de Vacinação impresso.
Renova DF
Durante seu discurso, Ibaneis Rocha disse que o programa social vai qualificar os estudantes, dando ensino profissionalizante e potencial empregabilidade. “Estamos precisando de mão de obra. A previsão tem um crescimento de 65% nas suas obras e vendas. Esse projeto vai gerar emprego e renda […] as empresas estão reabrindo e precisam contratar mão de obra qualificada”, disse.
Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, Governo e Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e Energética de Brasília (CEB); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

Serão três meses de formação para cada grupo de mil alunos com 20 horas semanais. 
Eles terão aulas teóricas e práticas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para cursos de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Nas aulas práticas, os estudantes farão a recuperação de praças, parques infantis, quadras, campos de futebol, Pontos de Encontro Comunitário (PECs), calçadas, jardins e paradas de ônibus.
Presente no evento, o secretário de Trabalho do DF, Thales Mendes, comentou sobre os investimentos e alcance do programa social. “A parceira com a Câmara Legislativa destinou mais de 15 milhões de reais para esse projeto.
É um programa de qualificação profissional dentro de um processo de empregabilidade. Dos 1200 alunos que iniciaram do ciclo um, 800 já se formaram e 117 foram contratados nos últimos 15 dias”, afirmou.
Os participantes devem ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80% para receber os auxílios e o certificado de conclusão de curso. 
Aqueles que tiverem acima desse percentual poderão participar, gratuitamente, de qualquer outra formação oferecida pelo Senai-DF. Alunos analfabetos terão curso de alfabetização sem custos.
Os estudantes já foram selecionados e entregaram toda a documentação. Participam pessoas com mais de 18 anos; moradores do DF; nato, naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país; e em situação de desemprego.
 
Por: Jornal de Brasilia