Vacina causa reações alérgicas e Califórnia interrompe o uso - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Vacina causa reações alérgicas e Califórnia interrompe o uso

Nos Estados Unidos, um dos lotes da vacina produzida pela farmacêutica Moderna precisou ser recolhido após algumas pessoas que receberam o i...




Nos Estados Unidos, um dos lotes da vacina produzida pela farmacêutica Moderna precisou ser recolhido após algumas pessoas que receberam o imunizante terem apresentado reações alérgicas. 

A informação foi dada pela epidemiologista Erica Pan, em um comunicado publicado no site oficial do Departamento de Saúde Pública da Califórnia.

Segundo o Departamento de Saúde Pública da Califórnia, pelo menos 10 pacientes tiveram reações alérgicas graves, mas, por precaução, a aplicação do imunizante foi suspensa.

O lote com as vacinas que causaram reações tem cerca de 330 mil doses. Ao todo, 287 unidades de saúde do estado receberam os imunizantes entre 5 e 12 de janeiro.

De acordo com ela, embora existam menos dados sobre reações adversas relacionadas à vacina Moderna, um imunizante semelhante mostra que a taxa esperada de anafilaxia – reação alérgica – é de aproximadamente 1 em 100.000.

A suspensão do lote da vacina valerá até que a Moderna e as agências reguladoras e sanitárias dos Estados Unidos, o CDC e a FDA revisem o lote do imunizante. 

Tanto o CDC quando a FDA não recomendam a suspensão de qualquer vacinação. Em um comunicado, a Moderna informou que a empresa está cooperando totalmente com o departamento de Saúde Pública da Califórnia para descobrir o que houve.

Segundo a farmacêutica, não há relatos de reações adversas comparáveis às detectadas no estado norte-americano vindos de outros centros de vacinação que usaram o mesmo lote de vacinas.

Em dezembro de 2020, a FDA alertou que várias pessoas que participaram dos estudos clínicos da vacina da Moderna e tinham realizado preenchimento facial apresentaram inflamação e inchaço.