Lula volta a defender moeda única entre Brasil e Argentina - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Lula volta a defender moeda única entre Brasil e Argentina

  Durante uma coletiva concedida à imprensa nesta segunda-feira (22), no Japão, para contar de sua participação no G7, o presidente Luiz Iná...

 

Durante uma coletiva concedida à imprensa nesta segunda-feira (22), no Japão, para contar de sua participação no G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a falar sobre a intenção de criar uma moeda sul-americana comum ao Brasil e Argentina. A ideia de Lula é não precisar mais recorrer ao dólar para realizar transações tanto comerciais quanto financeiras com o país vizinho.

Na ocasião, Lula defendeu a Argentina e disse que se for preciso aguardar o país vizinho se recuperar da crise, ele irá esperar.

– A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Eu, há muito tempo, eu tenho dito que era preciso que a gente criasse condições de fazer negociações comerciais com as moedas dos países. E todo meio dos bancos centrais acertava (sic) as contas, porque não é possível você ficar dependendo do dólar para fazer comércio exterior – disse Lula.

E continuou:

– É impossível ficar dependendo de uma moeda que você não produz. Só tem um país que produz dólar, que é os Estados Unidos. Então por que nós não podemos fazer uma moeda para negociar com a Argentina? Essa é uma discussão, então a China é um parceiro muito importante para o Brasil, é o nosso maior parceiro comercial. E a gente quer manter essa relação. Isso não impede que a gente mantenha relação com todos – defendeu.

Por: Pleno.News

ASSISTA