Lula revela que não houve encontro porque "Zelensky se atrasou" - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Lula revela que não houve encontro porque "Zelensky se atrasou"

  O  presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou, na noite de domingo (21), que não se encontrou com o seu homólogo ucraniano, na cimeira ...

 

presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou, na noite de domingo (21), que não se encontrou com o seu homólogo ucraniano, na cimeira do G7, no Japão, porque Zelensky se "atrasou".

As declarações de Lula surgem após o chefe de Estado ucraniano ter dito que não se encontrou com o presidente brasileiro porque "não houve diligências" por parte de Lula da Silva. 

"Enquanto isso, recebi o presidente do Vietnã. Quando foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente teve outro compromisso e não pôde vir. Foi simplesmente isso que aconteceu", disse.

Lula desvalorizou o fato de não ter se reunido com Zelensky e afirmou que ambos ouviram "atentamente" o discurso um do outro. "Ouvi atentamente o discurso de Zelensky. Certamente ele ouviu o meu discurso atentamente. E continuo com a mesma posição que tinha antes", justificou.

Lula esteve no centro de uma polêmica em abril, após ter defendido, durante uma visita à China, que os Estados Unidos devem parar de "encorajar a guerra" na Ucrânia e a União Europeia deve "começar a falar de paz".

"Acima de tudo, temos de convencer os países que fornecem armas, que encorajam a guerra, a parar", declarou ainda Lula da Silva, durante uma visita aos Estados Árabes Unidos, depois de ter estado na China. 

Apesar de ter condenado a "violação territorial da Ucrânia", Lula voltou, no domingo, a afirmar que nem o presidente ucraniano, nem o presidente russo, Vladimir Putin, "estão falando de paz agora".

"Sinto que nem o Putin nem o Zelensky estão falando em paz agora. Parece que os dois estão convencidos que alguém vai ganhar. Mas somente a paz vai fazer com que não morram mais pessoas", publicou no Twitter. 

"Brasil, China, Índia e Indonésia são alguns países empenhados em construir a paz. Todos nós condenamos a ocupação territorial da Ucrânia, os russos não tinham o direito de fazer isso. Mas isso irá até quando?", acrescentou.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL