CNH vai ter novo modelo a partir de 2022. Saiba o que vai mudar! - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

CNH vai ter novo modelo a partir de 2022. Saiba o que vai mudar!

  Uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da União (DOU), na última quinta-feira (23), aprese...

 

Uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da União (DOU), na última quinta-feira (23), apresentou o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passará a valer no Brasil a partir do próximo ano. De acordo com o documento publicado no DOU, a nova versão será emitida a partir do dia 1° de junho de 2022.

A aquisição da nova versão por parte dos condutores ocorrerá à medida que os motoristas forem renovando a documentação ou emitindo a segunda via. Além disso, o documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos. A escolha ficará a critério do condutor.

Com a mudança, a nova CNH passa a ter predominância das cores verde e amarelo e trará uma tabela para identificar quais os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.

Outra novidade contida na nova cédula é a inclusão da letra “P”, para indicar que o condutor tem apenas permissão para dirigir, a chamada CNH provisória, ou “D”, para apontar que o motorista já tem CNH definitiva. O documento também mostrará se o condutor utiliza a CNH para o exercício de atividade remunerada e terá um campo para constar as restrições médicas.

A nova CNH manterá o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

Por:Pleno.News