Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Publicidade abaixo de destaque

Governo Bolsonaro quer privatizar presídios e presos trabalhando para pagar custos

O governo federal tem um projeto de privatização dos presídios brasileiros. A intenção é colocar os presos para trabalharem e utilizar parte...


O governo federal tem um projeto de privatização dos presídios brasileiros. A intenção é colocar os presos para trabalharem e utilizar parte do salário para pagar os custos. A informação foi dada pela secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PP) do Ministério da Economia, Martha Seillier ao portal  UOL.

Veja a declaração Martha Seillier ao veículo:
“Hoje é o pior dos mundos, e o modelo de parceria público privada (PPP) pode ajudar a inverter esse cenário (…). Já estamos com os dois pilotos em estruturação e na etapa de estudo de viabilidade para saber como será o ressarcimento do investidor privado ao longo dos 35 anos (…). Acreditamos que o leilão possa acontecer no ano que vem (…) Já estamos com os dois pilotos em estruturação e na etapa de estudo de viabilidade para saber como será o ressarcimento do investidor privado ao longo dos 35 anos”.

O trabalho é uma opção, mas o presidiário tem dois grandes incentivos para optar pelo trabalho. O primeiro é que reduz a pena. A cada três dias trabalhados é um dia a menos na prisão. 

O segundo é que ele recebe uma remuneração, que não pode ser menor que um salário mínimo. Com parte desse dinheiro, ele vai ajudar a manter o sistema, pagando por hospedagem e alimentação, por exemplo.

A lógica é esse investidor privado desenhar a infraestrutura do presídio pensando em acoplar indústrias a esse empreendimento. Essas indústrias poderiam ficar ali pelo tempo do contrato do presídio, que hoje pela lei do PPP está restrito a 35 anos, mas é mais do que suficiente para amortizar (o investimento).

A gente quer atingir a outra categoria de presos, que está em regime fechado, que tem baixíssimo acesso ao sistema laboral dentro do nosso sistema, assim como oportunidade de estudo”.

“Eles fizeram contratos de cinco anos. Fabricam móveis, brinquedos, bancos de couro, vestidos de festa. É a economia aliada à transformação social.

Ao longo do tempo e da modelagem, percebemos que dá para fazer uma política pública que gere renda, oportunidade e diminua o custo para o Estado”.

No Brasil, existe apenas um modelo de presídio já operando com a iniciativa privada desde a construção até a administração —em Ribeirão das Neves (MG). O governo federal, entretanto, trabalha para tirar do papel dois novos empreendimentos, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que devem servir de modelo para estender a ideia para o restante do país.

35 comentários

  1. É tudo que o Brasil precisa!
    Trabalho/ Produtividade....
    Urgentemente

    ResponderExcluir
  2. Sou totalmente a favor que preso trabalhe, o ócio e o pai de todos os vícios

    ResponderExcluir
  3. Totalmente a favor! Se ta preso tem que pagar por seu sustento como eu , e todos as pessoas do bem!

    ResponderExcluir
  4. Sou a favor. Chega de sustentar BANDIDOS

    ResponderExcluir
  5. Eu sou a favor do recluso trabalhar, errou!! Vai fazer algum servico para pagar as despesas, blz.

    ResponderExcluir
  6. Trabalho para ladrão é pouco...podia era fazer os presídios no meio da amazônia

    ResponderExcluir
  7. Super a favor chega de cadeia ser escola pra mais bandido...tem q ser escola de trabalho quer comer vai trabalha....tem q tirar auxílio de preso tbm ....o cara sai ainda recebe por ter ficado preso absurdo isso.....

    ResponderExcluir
  8. Deveria ser sempre assim. Porque vou pagar vida boa para bandido

    ResponderExcluir
  9. É tão lógico e sensato que não cabe discussão. A esquerdalha pira com isso. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. ... É PRECISO que a população carcerária LIBERTE-SE da OCIOSIDADE, TRABALHANDO para PRODUZIR o próprio sustento, ocupando e preenchendo assim, a MENTE, que ora, encontra-se VAZIA...!

    ResponderExcluir
  11. ... É NECESSÁRIO que haja uma REFORMA SÉRIA e PROFUNDA no Código Penal brasileiro que, existe desde 1940, logo, está OBSOLETO, para que as PENAS sejam cumpridas INTEGRALMENTE, sem o FAMIGERADO BENEFÍCIO...!

    ResponderExcluir
  12. Sim tem q colocar esse povo p trabalhar e nao agente ter q pagar e ficar dentro d grades p causa deles

    ResponderExcluir
  13. Cada um tem q viver d suor d seu rosto e nao d nos trabalhadores q sustentamos essa raça

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Perfeito. Já basta pagarmos nossas contas, ainda fica sustentando indivíduos que na sua grande maioria são irrecuperáveis para o convívio social, com tantos benefícios para os que vivem a margem da lei. Até porque este sistema falido que ai está cada vez mais fabrica está estirpe.

      Excluir
  15. Sim pois eu trabalho porque eles não pode trabalhar para si sustentar

    ResponderExcluir

Publicidade rodapé