Quem é Rita Nolasco, namorada de Luís Roberto Barroso - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Quem é Rita Nolasco, namorada de Luís Roberto Barroso

  O relacionamento entre  Luís Roberto Barroso , ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF ), e a procuradora Rita Nolasco, da Fa...

 

O relacionamento entre Luís Roberto Barroso, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), e a procuradora Rita Nolasco, da Fazenda Nacional, não é nenhum segredo, mas, nos últimos meses, vários registros dos dois juntos circularam pelas redes sociais, o que gerou curiosidade em muita gente sobre quem seria a atual namorada do ex-presidente da Suprema Corte brasileira.

O relacionamento, conhecido desde o ano passado, elevou Rita, até então pouco visível fora dos círculos jurídicos, ao radar político nacional. O casal passou a aparecer junto em eventos oficiais, como no desfile de 7 de Setembro de 2024 ao lado de diversas autoridades, ou em agendas da elite jurídica, como o encontro anual promovido por Gilmar Mendes em Lisboa, apelidado de Gilmarpalooza.

Formada pela Instituição Toledo de Ensino e doutora em Direito pela PUC-SP, Rita atuou por dez anos na advocacia privada até ingressar na Procuradoria da Fazenda Nacional em 2008. Dentro do órgão federal, ocupou postos estratégicos, como a Divisão de Grandes Devedores e o setor de planejamento da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 3ª Região.

Atualmente, Nolasco é adjunta da Direção Nacional da Escola da Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que tem como objetivo capacitar e desenvolver a atuação profissional dos membros e servidores da AGU. Em seu currículo, ela também diz ser diretora regional do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e cofundadora da Comissão Geral do Projeto Mulheres no Processo, também do instituto.

Apesar de não ser conhecida do grande público, Rita figurou nos bastidores de discussões que antecederam a reforma do Código de Processo Civil de 2015, que confirmou a aplicação dos honorários sucumbenciais para a advocacia pública, depois regulamentado pela Lei 13.327/2016.

O tema, por sinal, voltou à superfície quando, em julho deste ano, com a notícia de que milhares de integrantes da AGU receberam valores retroativos de sucumbência, o que fez o pagamento disparar para cifras astronômicas. Rita, por exemplo, recebeu mais de R$ 300 mil brutos apenas naquele mês — valor muito acima do teto constitucional, mas contabilizado separadamente devido à natureza jurídica da verba.

Rita também tentou, recentemente, uma vaga no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) pelo quinto constitucional da OAB. Chegou à lista sêxtupla da Ordem, e depois entrou na lista tríplice elencada pelos magistrados do TRF-3, mas acabou preterida quando o presidente Lula (PT) escolheu Gabriela Shizue Soares de Araújo, amiga de sua esposa, Rosângela da Silva, para uma das cadeiras de desembargadora.

Nos últimos meses, Nolasco apareceu em momentos particulares ao lado de Barroso, como durante o Fórum Esfera Brasil, em Guarujá, São Paulo, em junho deste ano, quando entoou a música Amor Perfeito com o ex-ministro e o músico Bell Marques. Já no mês seguinte, após Barroso ter o visto revogado pelos Estados Unidos, ela e o namorado apareceram dançando juntos no Maranhão.

Mais recentemente, já depois de Barroso se aposentar do STF, o ex-ministro e a namorada foram fotografados caminhando em Itapema, Santa Catarina. Para quem não lembra, foi em Santa Catarina que, em 2022, Barroso precisou sair escoltado de um restaurante em Porto Belo após uma forte manifestação contra ele.

Por: Pleno.News