Único nome a presidente da CBF responde na Justiça por fraude - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Único nome a presidente da CBF responde na Justiça por fraude

  O médico Samir Xaud, que encabeça a única chapa que disputa a presidência da Confederação Brasileira de Futebol ( CBF ), responde a um pro...

 

O médico Samir Xaud, que encabeça a única chapa que disputa a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responde a um processo por improbidade administrativa na Justiça de Roraima. A ação foi movida pelo Ministério Público do estado (MP-RR) no fim de 2023 e investiga supostas fraudes ocorridas durante sua gestão como diretor-geral do Hospital Geral de Roraima (HGR), entre 2017 e 2020.

De acordo com o MP, Xaud e outros seis gestores teriam forjado documentos para simular a prestação de serviços médicos não realizados, como plantões, exames, cirurgias e uso de equipamentos hospitalares. Os pagamentos teriam beneficiado indevidamente a empresa Coopebras, gerando prejuízo estimado em R$ 1,4 milhão aos cofres públicos.

O promotor de Justiça Igor Costa classificou as condutas como um “expediente fraudulento” e afirmou que os responsáveis agiram com “evidente má-fé”. O Ministério Público pede a restituição dos valores supostamente desviados.

Xaud foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF) para o triênio 2027-2030 e recebeu amplo apoio das federações estaduais para assumir a presidência da CBF na eleição marcada para o próximo dia 25 de maio. A entidade está atualmente sob intervenção de Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, no último dia 15 de maio.

Procurado pelo jornal O Estado de São Paulo, Xaud, por meio de seus advogados, afirmou que não há qualquer indício de irregularidade de sua parte. Segundo a defesa, a conduta do médico sempre foi pautada pela legalidade, e isso será comprovado judicialmente. A nota ainda ressalta que não há impedimento legal ou judicial que impeça Xaud de ocupar cargos em entidades como a CBF.

Por: Pleno.News