O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), informou, nesta quinta-feira (22), que a leitura do pedido para criação da CPMI...
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), informou, nesta quinta-feira (22), que a leitura do pedido para criação da CPMI do INSS será feita na sessão do Congresso Nacional no dia 17 de junho, em Brasília.
Davi afirmou que é contra convocar uma sessão apenas para esse assunto, já que o requerimento tem o número mínimo de assinaturas e deve seguir os trâmites normais.
Não tem condições de um presidente do Congresso, tendo amparo regimental e fato determinado, não cumprir as regras dos regimentos – disse.
Alcolumbre também contou que, na reunião de líderes, foi discutida a possibilidade de uma CPI apenas no Senado, em vez de uma comissão mista, mas não houve decisão sobre isso.
Além da CPMI do INSS, Alcolumbre explicou que a sessão do dia 17 também deve tratar de cerca de 60 vetos presidenciais. Ele informou que não há acordo entre os parlamentares e o governo para uma sessão antes disso, como chegou a ser cogitado para 27 de maio.
O senador destacou que cabe às lideranças definirem quais vetos serão mantidos, derrubados ou levados a votação.
– Cabe a mim fazer o certo. E o certo é marcar a data, convocar e aguardar que as lideranças façam um compromisso – afirmou.
As informações são da Agência Senado.