Excesso de sol na cabeça pode comprometer o cérebro, diz especialista - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Excesso de sol na cabeça pode comprometer o cérebro, diz especialista

  Todo mundo já sabe: se for se expor ao sol, é imprescindível o uso de filtro solar. Porém, a longo prazo, a incidência intensa de raios so...

 

Todo mundo já sabe: se for se expor ao sol, é imprescindível o uso de filtro solar. Porém, a longo prazo, a incidência intensa de raios solares na cabeça pode causar problemas além da pele: segundo um estudo brasileiro, o aumento da temperatura pode afetar a saúde do cérebro.

O neurocirurgião Feres Chaddad, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aponta que a exposição prolongada de sol na cabeça pode provocar disfunção do sistema nervoso central, prejudicando a coordenação da musculatura e até o raciocínio.

“As pesquisas relacionadas sobre os efeitos da insolação ao longo dos anos ainda são muito recentes. Mas, o que é fato até aqui, principalmente diante das alterações climáticas que temos vivenciado, é a necessidade de incluir o efeito do aquecimento radiativo da luz solar na cabeça e pescoço em futuras avaliações científicas”, explica Chaddad.

Metrópoles