Mortes após terremoto na Síria e na Turquia chegam a 35 mil - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Mortes após terremoto na Síria e na Turquia chegam a 35 mil

  O número de mortes registradas na  Turquia   e na  Síria   por causa do terremoto de 7,8 graus ocorrido há uma semana passou de 35 mil, de...

 

O número de mortes registradas na Turquia e na Síria por causa do terremoto de 7,8 graus ocorrido há uma semana passou de 35 mil, de acordo com dados levantados nos dois países, que foram divulgados nesta segunda-feira (13). Ao todo, 31.643 pessoas faleceram e outras 80 mil ficaram feridas na Turquia. Já na Síria, foram contabilizadas 3.575 vítimas.

Os números na Turquia foram divulgados pela agência turca de emergências Afad e chegam no dia em que pessoas com vida com resgatadas dos escombros de alguns dos milhares de edifícios que desabaram nas dez províncias mais afetadas pelos terremotos.

Entretanto, apesar da esperança dos resgates, a estimativa é de um grande aumento na contagem de mortos. O geofísico Ahmet Ovgun Ercan, professor da Universidade Técnica de Istambul, estima que 155 mil corpos podem estar soterrados nos escombros na Turquia.

Na Síria, tanto o governo, como a organização de socorristas Capacetes Brancos, deixaram de atualizar os balanços de mortos e feridos. Outras fontes citam números mais elevados, como o denominado Governo de Salvação, da aliança islâmica Organismo da Libertação do Levante, que controla boa parte da província noroeste síria de Idlib, último bastião opositor local.

Segundo o grupo, nas regiões em que mantêm domínio, há mais mortos do que os Capacetes Brancos reportam em todas as áreas rebeldes. As autoridades turcas informaram que cerca de 158 mil pessoas foram evacuadas para outras províncias.

*EFE