A Polícia Federal (PF) submeteu o celular do banqueiro Vorcaro , dono do Banco Master, a uma ferramenta de quebra de criptografia para ac...
A Polícia Federal (PF) submeteu o celular do banqueiro Vorcaro, dono do Banco Master, a uma ferramenta de quebra de criptografia para acessar os dados armazenados no aparelho. As informações obtidas estão sendo organizadas pela corporação e devem ser compartilhadas com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Durante depoimento, Vorcaro se recusou a fornecer a senha de seu aparelho, um iPhone de última geração. Além disso, de acordo com relatos obtidos e divulgados pelo jornalista Gustavo Uribe, da CNN Brasil, o dispositivo ainda contava com uma camada adicional de proteção, o que exigiu o uso de recursos tecnológicos da PF capazes inclusive de recuperar até mesmo arquivos apagados.
Nos últimos meses, a Polícia Federal adquiriu novas ferramentas voltadas à quebra de criptografia avançada presente em modelos recentes de celulares, ampliando a capacidade técnica de extração de dados em investigações.
A expectativa é que o ministro Dias Toffoli, do STF, autorize o envio do material à CPMI do INSS. Vorcaro deverá prestar depoimento ao colegiado parlamentar no dia 26, após o feriado de carnaval, e a defesa do banqueiro pretende restringir o alcance das respostas durante a oitiva.
Por: Pleno.News
