Oposição apresenta novo pedido de impeachment contra Toffoli - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Oposição apresenta novo pedido de impeachment contra Toffoli

  Nesta quinta-feira (12), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) e o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) anunciaram que o Partido Novo ...

 

Nesta quinta-feira (12), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) e o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) anunciaram que o Partido Novo e a Oposição protocolaram um pedido de impeachment contra o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), por conta da sua relação com o empresário Daniel Vorcaro, do Banco Master.

A decisão foi tomada após a Polícia Federal periciar o celular do banqueiro e encontrar material que comprove essa relação entre os dois. Os arquivos incluem mensagens, áudios, fotos e registros de aplicativos, além de diálogos com autoridades.

Entre os documentos identificados, haveria menções a Toffoli e também a outros ministros do Supremo. O material extraído do aparelho foi entregue por investigadores ao ministro Edson Fachin, presidente da Corte, na segunda-feira (9).

– Nós, do Partido Novo, estamos entrando hoje com um novo pedido de impeachment do ministro Toffoli, estamos identificando algo muito grave com relação às revelações que trouxeram no celular do Vorcaro – adiantou o senador.

Segundo Girão, o pedido de suspeição de Toffoli do caso foi enviado para a Procuradoria-Geral da República em 14 de janeiro e até agora, quase um mês depois, ainda não há resposta. Um segundo pedido à PGR foi feito em 21 de janeiro, dessa vez sobre o Tayayá Resort, e também não foi respondido. Agora, uma terceira representação será apresentada para a PGR sobre o conflito de interesses.

– Não tem condições, no nosso modo de entender, dele [Toffoli] ficar à frente desse processo – pontua o parlamentar.

Van Hattem também falou com a imprensa, de acordo com ele, o pedido de impeachment “tem também o apoio de deputados e senadores da oposição e da minoria”, e que vários deputados e senadores querem assinar o pedido.

O novo pedido de impeachment está baseado sobre o artigo 39 da lei de impeachment, que diz que são crimes de responsabilidade dos ministros do Supremo Tribunal Federal “proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa”; “ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo” e “proceder de modo incompatível com a honra dignidade e decoro de suas funções”.

– É importante lembrar que a imprensa tem demonstrado como o Toffoli admite, por exemplo, ser sócio da Marit, empresa que fez negócios com o cunhado de Vorcador – explica o deputado, falando também nas conversas encontradas pela PF sobre favores financeiros do empresário para com o ministro que é relator do caso do Banco Master.

O deputado ainda pede a abertura da CPMI do Banco Master e cobra Davi Alcolumbre para que coloque em pauta os pedidos de impeachment contra os ministros do STF.

– Nós, como parlamentares do Congresso Nacional, exigimos ao senhor Davi Alcolumbre que abra os processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal e, por esse motivo, estamos dando andamento a um novo pedido de impeachment do ministro Dias Toffoli.

Por: Pleno.News