Saiba como era rotina de espião russo preso no DF - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Saiba como era rotina de espião russo preso no DF

  Transferido para a Penitenciária Federal de Brasília, o espião russo Sergey Vladimirovich Cherkasov morava em um apartamento na Zona Oeste...

 

Transferido para a Penitenciária Federal de Brasília, o espião russo Sergey Vladimirovich Cherkasov morava em um apartamento na Zona Oeste de São Paulo e tinha uma rotina de festas, amigos e até mesmo aulas de forró e de sertanejo universitário.

O estrangeiro, apontado como agente a serviço do regime de Vladimir Putin, foi preso na Holanda e transferido para São Paulo, no mês de abril do ano passado, pela Polícia Federal.

Ele usava identidade brasileira falsa para tentar se infiltrar no Tribunal Penal Internacional, em Haia.

Vizinhos e amigos que o conheceram descrevem o russo como uma pessoa “alegre” e “comunicativa”. Costumava ir para bares e festas.

A pouca habilidade com a dança fez com que ele procurasse uma escola na região do Butantã para aprender a dançar forró e sertanejo universitário

Ele frequentava as aulas de segunda a sexta. O treino durava, em média, três horas. Nesse período, Sergey chegou a namorar uma brasileira, por nove meses.

Identidade falsa

Sergey Cherkasov, 36, passou 12 anos construindo a identidade falsa – de Viktor Muller Ferreira, 33, supostamente nascido em Niterói, no Rio de Janeiro.

Ele teria chegado ao Brasil em 2010. Depois, já usando a identidade falsa, morou nos Estados Unidos e na Holanda, onde tinha conseguido uma vaga de estágio no Tribunal Penal Internacional (TPI), também conhecido como Corte Penal de Haia.

Já sob monitoramento, ele veio recentemente ao Brasil e, em abril, embarcou em um voo para a Holanda. Ao chegar lá, teve a entrada negada pelo governo holandês, que apontou a falsidade documental, o mandou de volta ao Brasil e avisou às autoridades brasileiras.

O russo acabou preso no desembarque em São Paulo e, agora, está em Brasília.

Além do alerta, os holandeses compartilharam toda a história com os órgãos de inteligência e investigação do Brasil. O governo passou a saber, desde então, que, por trás dos documentos falsos, havia um homem apontado por um país estrangeiro como um espião russo que tentava se infiltrar no tribunal penal — um caso, evidentemente, de repercussão internacional.

A estratégia do Brasil, porém, foi manter tudo sob o mais absoluto segredo. Era para ficar assim. Até que, tempos depois da prisão, e diante do silêncio brasileiro, o próprio serviço secreto da Holanda fez um comunicado público no qual anunciou ter desmascarado o agente russo.

A ficha do espião

No comunicado feito em junho do ano passado, o serviço secreto holandês afirmou que Sergey Cherkasov trabalha para o GRU, a maior agência de inteligência da Rússia com operações no exterior. O GRU é ligado às Forças Armadas russas.

“Esta foi uma operação do GRU de longo prazo e de vários anos, que custou muito tempo, energia e dinheiro”, declarou Erik Akerboom, do Serviço Geral de Inteligência e Segurança Holandês, o AIVD.

Os holandeses disseram que resolveram dar publicidade ao caso para evidenciar as estratégias da inteligência russa que põem em risco instituições internacionais, como o Tribunal Penal Internacional.

Em nota, a agência afirmou que se o oficial de inteligência tivesse conseguido entrar no TPI, poderia coletar informações, recrutar fontes e até ter acesso aos sistemas digitais da Corte.

O Tribunal Penal Internacional investiga possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia – e por Putin – na Ucrânia.

Metrópoles