Perigo: Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade no DF - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Perigo: Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade no DF

  O Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet ) emitiu, na manhã desta quarta-feira (14/9), alerta vermelho de “grande perigo” devido à bai...

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta quarta-feira (14/9), alerta vermelho de “grande perigo” devido à baixa umidade no Distrito Federal. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar permanecerá abaixo de 12% até as 17h de hoje. Por isso, durante todo o período do dia haverá “grande risco de incêndios florestais e elevação de chance de desenvolvimento de doenças pulmonares, dores de cabeça, etc”.


De acordo com o Inmet, entre às 17h e 19h prevalecerá o alerta laranja, de “perigo”, quando a umidade relativa do ar variará entre 20% e 12%. Entre os horários, o risco de incêndios florestais aumentará, e os brasilienses notarão ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Após às 19h a umidade relativa variará entre 30% a 20%, representando “perigo potencial”- alerta amarelo, até as 20h.

Desde segunda-feira (12/9), o instituto tem alertado para o “perigo potencial” que a onda de calor pode causar ao DF. Segundo o órgão, a variação da temperatura, de até 5ºC acima da média, permanecerá até às 16h desta quarta-feira (14/9).

De acordo com a médica otorrinolaringologista Manuela Dowsley, a ingestão de água e a diminuição de práticas que desgastem a energia do corpo nos períodos mais quentes do dia podem ajudar a amenizar a sensação térmica e evitar problemas de saúde.

Fonte: Metrópoles