Sem energia, Chernobyl pode emitir radiação para Europa - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Sem energia, Chernobyl pode emitir radiação para Europa

  Responsável por gerenciar as quatro usinas nucleares da Ucrânia, a empresa estatal Energoatom emitiu um alerta nuclear sobre Chernobyl, ne...

 

Responsável por gerenciar as quatro usinas nucleares da Ucrânia, a empresa estatal Energoatom emitiu um alerta nuclear sobre Chernobyl, nesta quarta-feira (9). De acordo com o comunicado, a usina está sem energia elétrica em razão do conflito com a Rússia e, por esse motivo, pode liberar radiação pela Europa.

Segundo explica a empresa, a falta de energia pode fazer com que o combustível nuclear estocado na usina aqueça e libere substâncias radioativas para o céu, atingindo Ucrânia, Belarus, Rússia e Europa. A usina estoca cerca de 20.000 conjuntos de combustível no local.

– Eles [os combustíveis nucleares] precisam de resfriamento constante. O que só é possível se houver eletricidade. Se não houver, as bombas não esfriarão. A temperatura nas piscinas de retenção aumentará, podendo ocorrer liberação de substâncias radioativas no meio ambiente – alertou a Energoatom.

De acordo com a estatal, a linha de alta tensão de 750 kV Chernobyl-Kyiv está atualmente desconectada devido a danos causados ​​pelos invasores russos. Os reparos necessários não podem ser feitos em meio aos conflitos na região.

A Energoatom afirma também que há risco de incêndio na usina, visto que os sistemas de ventilação e extinção de incêndio não estão funcionando. De acordo com a ONU, há aproximadamente 210 funcionários trabalhando no local de forma ininterrupta desde o início da ofensiva russa.

Também nesta quarta-feira, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que perdeu o contato com a usina.