Page Nav

HIDE

Com voto do Brasil, ONU condena Rússia por invasão à Ucrânia

  A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) acaba de aprovar, nesta quarta-feira (2), uma resolução condenando a Rússia pela invasão à Ucrâ...

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) acaba de aprovar, nesta quarta-feira (2), uma resolução condenando a Rússia pela invasão à Ucrânia. Em documento, a organização pede a retirada imediata das tropas russas e apela para que negociações sejam estabelecidas.

O texto reafirma o compromisso da ONU com a soberania, a independência, a unidade e a integridade territorial da Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas, estendendo-se às suas águas territoriais.

A reunião foi convocada pelo Conselho de Segurança de forma emergencial, a fim de discutir a situação no Leste Europeu. Para a aprovação, eram necessários dois terços dos votantes. Dentre os 193, 141 votaram a favor, cinco votaram contra e 35 se abstiveram, incluindo a China.

O Brasil se posicionou a favor da aprovação da medida. Apenas Belarus, Coreia do Norte, Síria e a própria Rússia se opuseram.

Sergiy Kylytsya, o embaixador da Ucrânia na ONU, fez um discurso dizendo que os “crimes cometidos pela Rússia são bárbaros e difíceis de entender”. Ao término do pronunciamento, ele foi aplaudido pelos presentes na Assembleia.

Por: Pleno.News