Julio Cesar Ribeiro quer regulamentar testes de aptidão física realizados em concursos públicos - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Julio Cesar Ribeiro quer regulamentar testes de aptidão física realizados em concursos públicos

  Os testes de aptidão física, mais conhecidos como TAF, realizados em alguns concursos públicos, podem ser regulamentados em todo país. É o...

 

Os testes de aptidão física, mais conhecidos como TAF, realizados em alguns concursos públicos, podem ser regulamentados em todo país. É o que garante o Projeto de Lei 3831/2021 de autoria do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF).

Atualmente não há nenhuma legislação vigente que regulamente o TAF. O parlamentar explica que a proposta tem o objetivo de garantir a segurança do candidato no momento da prova. “O TAF é uma das fases mais temidas dos concursos públicos. Além de exigir um excelente preparo físico existe também o fato de ser uma fase eliminatória”, reforça o autor. “O que nós queremos com esse projeto é dar todo o respaldo necessário ao candidato que venha passar por esse experiência”, completa.

Recentemente um jovem de 20 anos faleceu após passar mal em teste de aptidão física de um concurso da PM em Juiz de Fora/MG. “Todos os critérios devem ser levados em consideração, desde as condições climáticas, até mesmo a diferenciação do desempenho entre homens e mulheres”, destaca o parlamentar.


O projeto estabelece ainda critérios etários, condição física adequada do candidato para a realização satisfatória das funções do cargo ou emprego, disponibilização, no local de realização do teste físico, de profissionais da área de saúde e Unidade de Terapia Intensiva móvel aptos para pronto atendimento de emergência e veda ainda a aplicação de teste físico entre às 10h e 16h, ressalvados aqueles realizados em ambiente coberto e climatizado.