Estudo aponta que o Brasil foi atingido por tsunami em 1755 - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Estudo aponta que o Brasil foi atingido por tsunami em 1755

  Um estudo feito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) apontou que o Brasil foi atingido por um tsunami em 1755. O fenômeno t...

 

Um estudo feito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) apontou que o Brasil foi atingido por um tsunami em 1755. O fenômeno teria sido provocado por um forte terremoto em Lisboa, em Portugal.

O trabalho sobre a onda gigante foi liderado pelo professor Francisco Dourado, do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes). A pesquisa, que é de 2020, tomou como base um levantamento histórico do professor Alberto Veloso, autor do livro Tremeu a Europa e o Brasil Também. As informações são da BBC.

– No início da tarde de 1º de novembro de 1755, um tsunami atingiu o litoral do Nordeste. Ele penetrou terra adentro, destruiu habitações modestas e desapareceu com duas pessoas. Isso é desconhecido da maioria dos brasileiros – defendeu Veloso.

Uma publicação do ano passado, no perfil da Rede Sismográfica Brasileira, no Twitter, mostra um vídeo do professor aposentado do Instituto de Geociências e ex-chefe do Observatório Sismológico da UnB, José Alberto Vivas Veloso.

Segundo pesquisadores, a Praia de Lucena, na Paraíba, foi um dos lugares atingidos pelo tsunami.

O assunto voltou a ser destaque após o vulcão Cumbre Vieja entrar em erupção nas Ilhas Canárias, no último domingo (19). Usuários de redes sociais comentaram a possibilidade de o Brasil ser atingido por um tsunami.

Por: Pleno.News