Inscrições para projeto CNH Social começam nesta segunda-feira (15/2) - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Inscrições para projeto CNH Social começam nesta segunda-feira (15/2)

  Programa Habilitação Social, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), abre inscrições a partir desta segunda-feira (15...

 


Programa Habilitação Social, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), abre inscrições a partir desta segunda-feira (15/2). Os interessados devem se cadastrar, exclusivamente, por meio do Portal de Serviços da autarquia, até 16 de março. Os procedimentos e critérios de seleção constam em instrução publicada no Diário Oficial do DF (DODF) de 1º de fevereiro.

Para este ano, haverá disponibilidade de 5 mil vagas para todo o Distrito Federal, sendo 3 mil na modalidade Estudante Habilitado e 2 mil na modalidade Cidadão Habilitado. O programa reserva 20% das vagas para beneficiários de programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e outros 20% aos assistidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os outros 60% serão destinados a inscritos no Projeto Formação Profissional, assistidos pelo Detran-DF.

Inscrição

Ao acessar o portal para participar do processo seletivo, o candidato deverá selecionar a modalidade desejada: estudante ou cidadão habilitado. Depois, deve inserir os dados solicitados, de acordo com a categoria escolhida.

Para se candidatar a uma vaga do Estudante Habilitado, é necessário ter entre 18 e 25 anos; estar inscrito, como titular ou dependente, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ter domicílio no DF há, ao menos, dois anos; estar cursando ou ter concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas; e estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O candidato ao Cidadão Habilitado precisa ter mais de 18 anos; estar inscrito, como titular ou dependente, no CadÚnico; saber ler e escrever; ser penalmente imputável; e ter domicílio no Distrito Federal há, no mínimo, dois anos.

Serão considerados cadastros ativos no CadÚnico aqueles lançados na base nacional até 15 de janeiro de 2021. O candidato receberá a confirmação de inscrição pelo e-mail informado.

 

A lista final dos candidatos inscritos, selecionados e classificados para o programa será divulgada em meio eletrônico, no Portal de Serviços do Detran. Após a publicação, o candidato terá 15 dias para fazer a matrícula on-line e, depois, mais 15 dias para fazer a abertura do processo no Registro Nacional de Condutores (Renach). Caso não cumpra os prazos, perderá o direito ao benefício.

Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)