Carnaval: bares são fechados e multados em Santa Maria e Sobradinho - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Carnaval: bares são fechados e multados em Santa Maria e Sobradinho

Os bares Elite Lounge, em Santa Maria, e Garden, em Sobradinho, foram multados e interditados na noite deste sábado (13/2) pelos auditores d...




Os bares Elite Lounge, em Santa Maria, e Garden, em Sobradinho, foram multados e interditados na noite deste sábado (13/2) pelos auditores da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) por evento carnavalescoVeja abaixo vídeos dos locais interditados.

Segundo o DF Legal, foram encontradas nos espaços, além de aglomerações, diversas infrações sanitárias. Os locais receberam multas de R$ 20 mil e tiveram as instalações interditadas. Portanto, só poderão voltar a funcionar após sanar os problemas encontrados pelas equipe e com aval do poder público.

Por meio de redes sociais, os bares divulgaram festas de carnaval sem especificar lotação nem quais medidas de segurança seriam tomadas para evitar o contágio da covid-19 durante as festas.

Correio tentou contato com Elite Lounge e Garden Bar por e-mail, telefone e via redes sociais, mas não obteve retorno. O espaço, portanto, segue aberto para manifestações.

Pandemia

Neste sábado de carnaval (13/2), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou mais nove mortes e 595 infectados pela covid-19. No total, são 284.301 casos da doença e 4.680 vidas perdidas. O número de recuperados é de 274.493 (96,6%).

A taxa de transmissão está em 0,95 — mesmo valor registrado nesta sexta (12/2) — e representa aumento de 14,4% em relação ao número registrado na quinta (11/2). O cálculo mede a reprodução da doença: se a taxa for menor que 1, a crise de saúde tende a acabar e valores maiores que 1 indicam o avanço da pandemia.

Fiscalização

O governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou, na quinta-feira (11/2), decreto proibindo a realização de festas, eventos carnavalescos ou blocos de carnaval no Distrito Federal. A medida, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), pretende evitar o avanço dos contágios pela novo coronavírus durante o feriado.

A proibição começou a valer nesta sexta-feira (12/2) e vai até 21 de fevereiro. O descumprimento da regra pode acarretar pagamento de multa de R$ 20 mil. Aqueles que fomentarem, induzirem, instigarem, ajudarem ou promoverem qualquer evento deste tipo também podem ser punidos.

A força-tarefa de órgãos do GDF é formada por equipes do DF Legal, Secretaria de Transportes e Mobilidade (Semab), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Procon, Departamento de Trânsito (Detran), Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Brasília Ambiental), Secretaria de Estado da Agricultura e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Com Informações do Correio Braziliense