Uma apresentação realizada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) chamou atenção nas redes sociais nos últimos ...
Uma apresentação realizada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) chamou atenção nas redes sociais nos últimos dias. O episódio ocorreu durante o II Congresso de Estudos de Gênero e Interseccionalidades, promovido pela instituição entre os dias 23 e 25 de setembro.
Durante o evento, a pesquisadora Fetú Nicioli Cerioni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentou a performance intitulada A Delicada Dança do Monstro, parte de sua pesquisa de mestrado. Segundo a descrição oficial, a proposta buscava “explorar a relação entre corpo e espaço, combinando movimento e simbolismo”.
Em vídeos que circularam nas redes, Fetú aparece executando a coreografia enquanto emite sons guturais, gemidos e grunhidos, o que gerou discussão sobre a performance. O registro havia sido publicado pela própria pesquisadora em seu perfil no Instagram, mas o conteúdo foi retirado do ar após a viralização, e a conta foi tornada privada.
O congresso foi organizado pela Escola de Humanidades da PUC-RS. A proposta do encontro seria “ampliar e internacionalizar o debate sobre os estudos de gênero”, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados nas discussões contemporâneas sobre diversidade, corpo e interseccionalidade.
O evento teve o apoio da própria Escola de Humanidades da PUC-RS, além dos programas de pós-graduação em Filosofia, Ciências Criminais e História. Também participaram como instituições parceiras o Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA/UFRGS-PUCRS), a Editora Fundação Fênix e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Por: Pleno.News