Oito senadores brasileiros viajaram aos Estados Unidos neste fim de semana para tentar barrar a aplicação de novas tarifas contra produtos...
Oito senadores brasileiros viajaram aos Estados Unidos neste fim de semana para tentar barrar a aplicação de novas tarifas contra produtos do Brasil. A missão oficial terá compromissos em Washington de segunda (28) a quarta-feira (30).
A comitiva é formada por Tereza Cristina (PP-MS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Jaques Wagner (PT-BA), Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amim (PP-SC).
A agenda inclui encontros com congressistas americanos, empresários e organismos internacionais. O objetivo é fortalecer o diálogo entre os dois parlamentos e proteger a economia brasileira.
Nas redes sociais, a senadora Tereza Cristina explicou o motivo da viagem:
– Estou indo aos EUA pessoalmente para tentar retomar um diálogo essencial que foi interrompido. A diplomacia legislativa do Senado fará sua parte! Pela Comissão de Relações Exteriores, da qual sou vice-presidente, vamos buscar a defesa do nosso setor produtivo e dos empregos. É missão do nosso mandato tentar proteger os brasileiros das consequências de uma taxação exagerada e injusta, que prejudicará todos, sem exceção. Mantenho minhas convicções e sempre trabalharei para negociar e reconstruir pontes. É esse o nosso dever cívico.
O senador Marcos Pontes também comentou a participação na missão por ser vice-presidente do Grupo Brasil-EUA no Congresso.
– Minha presença nesta missão é técnica, natural e indispensável. Como senador do PL, salvaguardar o correto entendimento das pautas da direita (liberdade, anistia, injustiças…). Como senador eleito por SP, defender os empregos paulistas e demais brasileiros que serão perdidos como consequência de uma taxação exagerada e injusta, que prejudicará a todos.
Pontes relatou também que na noite deste sábado (26) já participou de um encontro em Washington DC com outros senadores que já estavam na capital norte-americana. O encontro marcou o início dos trabalhos presenciais da delegação e teve como objetivo atualizar os parlamentares sobre os temas prioritários e alinhar os pontos que deverão ser abordados nas reuniões com os americanos.
O senador Jaques Wagner afirmou que o foco é o diálogo e a defesa dos interesses nacionais. O petista ainda argumentou, na rede social X, que “o Brasil mantém uma relação de amizade com os EUA que já dura mais de 200 anos” e que, na sua visão, o diálogo é o melhor caminho para resolver a questão.
– Não nos interessa alimentar conflitos, mas sim proteger a nossa soberania e os interesses do nosso país. A missão é fortalecer o entendimento e encontrar alternativas que beneficiem nossa economia, respeitando sempre nossa autonomia – disse o petista.
Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, alertou para os efeitos das tarifas na economia e disse que a missão dos senadores nessa viagem “é estabelecer contato com parlamentares americanos, abrir novos caminhos de diálogo e buscar alternativas viáveis, com foco principal no adiamento das sanções previstas para entrarem em vigor em agosto”.
Por: Pleno.News