Governo Lula se solidariza com Moraes e condena tarifaço de Trump ao Brasil - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Governo Lula se solidariza com Moraes e condena tarifaço de Trump ao Brasil

  Lula expressou solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de sanção pela Lei Magnitsky. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (P...

 


Lula expressou solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de sanção pela Lei Magnitsky.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou, por meio de nota, nesta quarta-feira (30/7), sobre a decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar a taxa de 50% para uma série de produtos brasileiros e de ampliar as sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O titular da Casa Branca, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que oficializa a tarifa adicional de 40% sobre os produtos do Brasil, elevando a taxação total para 50%. Além disso, o governo norte-americano incluiu Moraes entre os sancionados pela Lei Magnitsky. Diante do quadro, Lula expressou solidariedade ao ministro do STF e ressaltou a soberania do Brasil.



“O Brasil é um país soberano e democrático, que respeita os direitos humanos e a independência entre os Poderes. Um país que defende o multilateralismo e a convivência harmoniosa entre as Nações, o que tem garantido a força da nossa economia e a autonomia da nossa política externa. É inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira”, diz trecho da nota do governo Lula.

A nota do Palácio do Planalto foi divulgada após uma reunião de Lula com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Comunicação) e Jorge Messias (Advogado-Geral da União).

 *Com Informações: Metrópoles