A Globo convidou Pablo Marçal (PRTB-SP) para o debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo nesta quinta-feira (3), prometendo regra...
A Globo convidou Pablo Marçal (PRTB-SP) para o debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo nesta quinta-feira (3), prometendo regras bastante rígidas para conter os ânimos durante o confronto. Também irão participar Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB)
Pelas regras eleitorais, a emissora não teria a obrigação de convidar Marçal, pelo fato de o partido do empresário, o PRTB, não ter representação no Congresso Nacional (mínimo de cinco parlamentares). No entanto, a emissora também considerou o critério de pelo menos 6% de intenção de voto nas pesquisas.
Marina Helena (Novo), que já participou de outros debates, não foi convidada. O encontro será mediado pelo âncora César Tralli
Quanto às regras do encontro, não será permitido, por exemplo, o uso de apelidos.
– Os candidatos deverão se dirigir aos concorrentes de forma respeitosa, sem insultos ou gestos ofensivos, chamando-os pelo nome – afirmou a emissora.
– Na primeira advertência, o candidato perde um minuto das considerações finais. Na segunda advertência, ele perde o direito às considerações finais. Na terceira advertência, será expulso do debate – segue o comunicado.
Outros pontos que a emissora destacou para que o debate aconteça com ordem foram:
– Não haverá a presença de plateia no estúdio. Cada candidato poderá ter o acompanhamento de apenas um assessor, que não poderá se manifestar ou circular pelo estúdio. Os assessores poderão se deslocar apenas durante os intervalos.
– Se considerar que uma regra foi quebrado ou o adversário foi desrespeitado, o mediador poderá interromper, cortar o som, retirar tempo de fala e até expulsar o candidato.
– Será proibido filmar e fotografar dentro do estúdio, bem como fazer lives durante o debate e nos intervalos.
O debate será divido em quatro blocos e terá início às 22h.
Por: Pleno.News