Frei morre um dia após honraria de papa Francisco a igreja no DF - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Frei morre um dia após honraria de papa Francisco a igreja no DF

  O frei João Benedito Ferreira de Araújo morreu na segunda-feira (15), após passar mal durante a Santa Missa de domingo (14), no Distrito F...

 

O frei João Benedito Ferreira de Araújo morreu na segunda-feira (15), após passar mal durante a Santa Missa de domingo (14), no Distrito Federal. Na ocasião, era celebrada a elevação do Santuário São Francisco de Assis a basílica, honra pela qual o religioso foi o responsável.

O título de basílica é concedido a igrejas com importância histórica e litúrgica, passando a ser apto a receber o papa Francisco. Localizada na Asa Norte, a Basílica de São Francisco é a primeira e única de todo o Distrito Federal.

O frei João Benedito teve um mal-estar e desmaiou em plena cerimônia. De acordo com comunicado da basílica, o óbito se deu por complicações cardíacas.


– Antes da comunhão, ele [Frei João Benedito] já estava com a eucaristia em mãos. Depois, ele caiu, desmaiou. Já levamos ele para o Hospital da Asa Norte – conta o frei Flávio Freitas de Amorim, vice-provincial da basílica.

De acordo com Amorim, João Benedito estava muito feliz com a realização, cujo processo levou cerca de nove meses.

– [Ele] Subiu no altar, olhou para o povo e disse: “Nós somos uma basílica”. E o povo saudou por algum tempo batendo palmas. Ele estava realmente muito feliz – relatou.

E continuou:

– João Benedito era um homem dinâmico, com uma capacidade, uma inteligência. Era um trator. Um homem ao mesmo tempo muito humano e muito inteligente. (…) Na luta, ele conseguiu fazer com que aqui se tornasse uma basílica.

A missa de corpo presente do pároco de 53 anos deu início na segunda-feira (15) e, após várias celebrações, o sepultamento ocorreu na terça (16), no Santuário Jardim da Imaculada.

– Partiu para a morada eterna, para a casa do Rei, Nosso Senhor Jesus Cristo. Contamos com vossas orações pela sua alma – declarou a Arquidiocese de Brasília, em nota.

Por: Pleno.News