GDF vai contratar policiais temporariamente para reforçar segurança em escolas - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

GDF vai contratar policiais temporariamente para reforçar segurança em escolas

  A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal ( SSP-DF ) recebeu autorização para contratar policiais temporariamente e anunciou q...

 


A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) recebeu autorização para contratar policiais temporariamente e anunciou que dará andamento à proposta. A medida visa ampliar a segurança e coibir a violência em 1,6 mil escolas privadas e particulares, além de creches, faculdades e universidades. As ações ocorrem em meio às recentes ameaças de ataques que se espalharam no DF e em todo o Brasil.

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (13/4), o chefe da SSP-DF, Sandro Avelar, afirmou: “Estamos autorizados a buscar contratações temporárias de policiais e vamos fazer”. No entanto, por questões de segurança, segundo o secretário, a pasta não divulgará a quantidade de servidores, nem como devem atuar nos colégios. Até o momento, não há data para chegada do efetivo, mas os militares convocados serão voluntários e integrantes da reserva.

Outras medidas anunciadas pela pasta incluem: reforço do efetivo do Batalhão de Policiamento Escolar (BPesc); criação de novos canais de denúncia; otimização do uso dos carros das corporações. As forças de segurança atuarão em conjunto, com participação das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito (Detran).

As equipes trabalharão dentro e fora das escolas, por meio de rondas nas proximidades dos colégios — em carros das corporações de segurança — e com visitas técnicas às instituições de ensino.

O plano de segurança foi anunciado, nesta manhã, por Sandro Avelar e pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Também participam da apresentação o diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Marcelo Portela; a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Mônica Mesquita; o comandante-geral da Polícia Militar (PMDF), Klepter Rosa; e o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Benito Tiezze.

Crédito: Metrópoles

Assista: