Reeleito, Ibaneis toma posse em solenidade na CLDF - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Reeleito, Ibaneis toma posse em solenidade na CLDF

Ibaneis Rocha (MDB) tomará posse no segundo mandato como governador do Distrito Federal, neste domingo (1º/1). Em 32 anos de eleições para o...


Ibaneis Rocha (MDB) tomará posse no segundo mandato como governador do Distrito Federal, neste domingo (1º/1). Em 32 anos de eleições para o cargo em Brasília, Ibaneis atingiu uma marca inédita: a reeleição em primeiro turno

O emedebista também é o segundo governador reeleito da história, feito antes alcançado apenas por Joaquim Roriz.

A cerimônia que oficializa o início da segunda gestão de Ibaneis Rocha à frente do Palácio do Buriti ocorre nesta manhã, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O dia de Ibaneis começa às 8h, em uma missa de ação de graças realizada no Santuário São João Bosco, na Asa Sul.

Em seguida, às 10h30, está marcada para começar a solenidade de recondução do governador, na CLDF. A cerimônia é fechada

No mesmo momento, o cargo de vice-governador será transmitido de Paco Britto (Avante) – número 2 do Palácio do Buriti no primeiro mandato de Ibaneis – para Celina Leão (PP), vencedora da chapa à reeleição.

Às 11h30, Ibaneis irá para a solenidade em comemoração da posse e apresentação do secretariado, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O governador mantém parte da equipe e traz novidades para o primeiro escalão no segundo mandato, como mostrou a coluna. Esse evento é aberto ao público.

Perfil

Ibaneis Rocha nasceu em 10 de julho de 1971, em Brasília. Formou-se em direito, presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) e atuou como conselheiro federal e corregedor-geral da OAB Nacional.

Ele alcançou grande patrimônio atuando como advogado de sindicatos. Em 2022, o governador declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 79 milhões, R$ 14,3 milhões a menos do que em 2018, quando candidatou-se pela primeira vez a um cargo eletivo.
Ibaneis foi eleito em 2018 com 1.042.574 votos, o que representa 69,79% dos votos válidos. Ele derrotou o então governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), e tornou-se o primeiro brasiliense nato a governar a capital federal.

O emedebista candidatou-se à reeleição, em 2022, obtendo 832.633 votos (50,31% dos votos válidos) e venceu no primeiro turno.

Ibaneis tem três filhos: Caio, João Pedro e Mateus. O mais novo, Mateus, de 4 anos, é fruto do relacionamento com a atual esposa, a advogada Mayara Noronha.

Por Isadora Teixeira - Metrópoles