Novos secretários do GDF são empossados pelo governador Ibaneis Rocha - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Novos secretários do GDF são empossados pelo governador Ibaneis Rocha

  Em 1º de janeiro de 2023, o governador Ibaneis Rocha vai nomear oficialmente o secretariado que vai compor o novo mandato a ser iniciado n...

 

Em 1º de janeiro de 2023, o governador Ibaneis Rocha vai nomear oficialmente o secretariado que vai compor o novo mandato a ser iniciado naquele dia. Ao todo, serão empossados 29 secretários de Estado do Distrito Federal. Eles serão responsáveis pelo planejamento, organização e execução de projetos relacionados às áreas de coordenação.

A maior parte do primeiro escalão do governo esteve na primeira gestão, 20 no total. Há quem ocupe os cargos desde o início – 1º de janeiro de 2019 – e vai entrar em mais um mandato. É o caso dos secretários de Transporte e Mobilidade (Valter Casimiro), de Comunicação (Weligton Moraes) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Mateus de Oliveira).

Dos 20 secretários, Giselle Ferreira de Oliveira é a única que já estava no governo, mas assume uma nova pasta. Ela deixa o Esporte e Lazer para entrar na Secretaria da Mulher. Os demais permanecem nos cargos que já exerciam em 2022.

Agaciel Maia (Relações Institucionais), Fernando Antonio Rodriguez (Agricultura), Gustavo Carvalho Amaral (Ciência, Tecnologia e Inovação), Claryssa Roriz (Atendimento à Comunidade), Daniel Donizet (Meio Ambiente e Proteção Animal), Rodrigo Delmasso (Família e Juventude), Julio Cesar Ribeiro (Esporte e Lazer), Cristiano Araújo (Turismo) e Paco Britto (Assuntos Internacionais) são os nove novos secretários a compor o governo.

A nova etapa da gestão do governador Ibaneis Rocha também será marcada pela fusão e recriação de pastas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico se funde com a Secretaria de Trabalho sob condução de Thales Mendes. O mesmo acontece com as secretarias Extraordinária da Família e de Juventude, que se juntam. A pasta de Meio Ambiente vai passar a tratar também da Proteção Animal e o Escritório de Assuntos Internacionais volta ao status de secretaria.

A solenidade que vai empossar os secretários de Estado do Distrito Federal será às 11h30, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, após a cerimônia de entrega da faixa governamental.

Na ocasião, também tomarão posse a chefe de Gabinete, Juliana Monici, o consultor jurídico do DF, Rodrigo Becker, e a procuradora-Geral do DF, Ludmila Galvão.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Chefe de Gabinete – Juliana Monici Souza Pinheiro

Assumiu o posto em janeiro de 2020 e acompanha o dia a dia do governador, no Palácio do Buriti e nas agendas externas. Antes, ocupava a subchefia que cuidava do agendamento de compromissos oficiais do titular do Executivo. É especialista em Gestão Pública.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Consultor Jurídico do Distrito Federal – Rodrigo Frantz Becker

Ex-procurador-geral da União e ex-conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF (OAB-DF), foi nomeado ao cargo em agosto de 2019. Atuou como diretor do Departamento de Assuntos Jurídicos Internos da Advocacia-Geral da União (AGU). É mestre em Direito de Estado e Constituição.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Procuradora-Geral do Distrito Federal – Ludmila Lavocat Galvão

Bacharel em Direito e mestre e doutora em Direito Processual Civil. É pós-graduada pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual e pela Escola Superior da Magistratura do Distrito Federal. Ingressou por concurso público de provas e títulos para o cargo de Procurador do Distrito Federal Categoria II em 1996. Em 1º de janeiro de 2019, assumiu o mais alto cargo da Procuradoria-Geral do Distrito Federal.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Casa Civil do Distrito Federal (Caci) – Gustavo do Vale Rocha

É jurista, advogado, professor e mestre em Políticas Públicas. Assumiu a Casa Civil do DF em junho de 2020 após passagem pela Secretaria de Justiça e Cidadania entre 2019 e 2020. Iniciou a trajetória profissional como funcionário do Banco do Brasil. Foi ministro dos Direitos Humanos e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Secretaria de Governo (Segov) – José Humberto Pires de Araújo

É formado em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Recursos Humanos. Assumiu o cargo de secretário em julho de 2019. Já foi administrador regional de Taguatinga e secretário de Governo em outras gestões. Tem uma trajetória longa na vida empresarial, com atuação no setor supermercadista e na área da construção civil.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Secretaria de Fazenda (Sefaz) – José Itamar Feitosa

Servidor de carreira desde 1984, o auditor de controle interno assumiu em 2019 como secretário executivo de Orçamento da Secretaria de Economia. Em dezembro de 2021, foi nomeado secretário de Economia e, em outubro de 2022, titular da Fazenda. É formado em Administração de Empresas e com pós-graduação em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) – Ney Ferraz Júnior

Servidor público federal e professor, foi presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Distrito Federal (Iprev) de março de 2019 a outubro de 2022. Acumulou interinamente o cargo de presidente do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Distrito Federal (Inas), de 2020 a outubro de 2022, quando assumiu a Seplad.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Secretaria de Saúde (SES) – Lucilene Maria Florêncio de Queiroz

Médica de carreira da Secretaria de Saúde desde 1999, assumiu o comando da pasta em junho de 2022. Anteriormente, ocupava o cargo de vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges). Foi secretária-adjunta de Assistência à Saúde, coordenadora de Saúde do Gama e do Guará e superintendente da Região de Saúde Oeste e Sudoeste.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Secretaria de Educação (SEE) – Hélvia Miridan Paranaguá Fraga

Servidora efetiva há 20 anos, assumiu o cargo de secretária da pasta em julho de 2021. Antes, ocupava a função de subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação. Também atuou como subsecretária de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário e de Políticas Sociais Rurais, Abastecimento e Comercialização, na Secretaria de Agricultura.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) – Valter Casimiro Silveira

É formado em Ciências Contábeis com especialização em Administração Financeira. Está como secretário desde 2019. Esteve à frente do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil entre abril e dezembro de 2018. É servidor de carreira do Dnit, onde foi diretor de Infraestrutura Aquaviária e da Diretoria Geral. Entre 1998 e 2006, ocupou a coordenação Administrativa e Financeira do Ministério da Previdência Social.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Setrab) – Thales Mendes Ferreira

É formado em Administração de Empresas, com habilitação em Marketing. Tem experiência de mais de 20 anos no serviço público. É titular da Secretaria de Trabalho desde janeiro de 2020, quando deixou o cargo de superintendente do Arquivo Público do DF. Agora, assume também a pasta de Desenvolvimento Econômico. Iniciou a atuação pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Secretaria de Relações Institucionais (Serins) – Agaciel da Silva Maia

É formado em Economia e pós-graduado em Auditoria Interna e Externa, Administração Financeira e Administração Pública. Ao longo de 30 anos no serviço público, ocupou diversos cargos. Em 2010, foi eleito deputado distrital. Atuou na casa por três mandatos e, na última legislatura, esteve à frente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Secretaria de Comunicação (Secom) – Weligton Luiz Moraes

Está à frente da pasta desde o primeiro dia do atual governo. Já comandou a Secretaria de Comunicação entre 2003 e 2006 e depois entre 2007 e 2010. Esta é a sexta vez como titular. É natural de Feira de Santana (BA) e está no DF desde 1960. É jornalista, economista e pós-graduado em Gestão Pública. Também foi presidente da Comissão de Desburocratização do DF de 1979 a 1984.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) – Fernando Antonio Rodriguez

É formado em Engenharia Agronômica e pós-graduado em Engenharia Econômica e Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos. Integra as associações brasileiras de Irrigação e Drenagem e de Recursos Hídricos. Atuou na Fundação Arthur Bernardes (Embrapa Rota das Frutas Ride-DF) e no Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Foto: Divulgação

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Gustavo Carvalho Amaral

É servidor da Consultoria Jurídica da Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Bacharel em Direito, exerceu vários cargos públicos. Foi administrador regional do Plano Piloto, secretário Nacional da Diversidade Cultural do Ministério da Cidadania, diretor-geral adjunto do Detran e subsecretário de Desenvolvimento Econômico.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Secretaria de Segurança Pública (SSP) – Júlio Danilo Souza Ferreira

É delegado da Polícia Federal, com especialização em Ciência Policial e Investigação Criminal. Entre 2002 e 2003, foi representante regional da Interpol no Estado de Tocantins (TO). Antes de assumir o cargo principal da Secretaria de Segurança Pública, em abril de 2021, foi secretário executivo da pasta.

Foto: Geovana Albuquerque / Agência Brasília

Secretaria de Justiça (Sejus) – Marcela Meira Passamani

Advogada e arquiteta, é a primeira mulher na Sejus. Tomou posse pela primeira vez em março de 2020, se licenciou em abril de 2022, para concorrer nas eleições, e retomou o comando da pasta em novembro de 2022. Nasceu em Vitória, no Espírito Santo, e mora há 22 anos na capital federal, onde constituiu família.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac) – Claryssa Nayara Alves Roriz

Antes de assumir como secretária de Atendimento à Comunidade, atuava na pasta como subsecretária de Parcerias e Voluntariado. Também ocupou os cargos de subsecretária interina de Projetos e Eventos de Modalidades Esportivas, da SEL-DF, e a presidência da Comissão de Ética e Disciplina dos Conselhos Tutelares. É bacharel em Direito.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Secretaria de Obras (SODF) – Luciano Carvalho de Oliveira

É formado em Engenharia Civil, com experiência na execução de obras de edificações residenciais, comerciais e industriais. Antes de ser secretário de Obras, foi adjunto da pasta entre janeiro e abril de 2019 e diretor de Urbanização da Novacap, de maio a dezembro de 2019.

Foto: Divulgação

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) – Mateus Leandro de Oliveira

Está à frente da pasta desde janeiro de 2019. É graduado em Direito, pós-graduado em Negócios Imobiliários e cursou mestrado em Direito Urbanístico. Atuou como advogado especialista em questões urbanísticas por 16 anos. Foi conselheiro de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) por dois mandatos.

Foto: Divulgação

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) – Daniel Donizet

Graduado em Tecnologia da Informação e pós-graduado em Segurança da Informação e Gestão de Governança de TI, foi eleito deputado distrital em 2019 e reeleito em 2022. Presidiu a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. Foi vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo.

Foto: Divulgação

Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) – Ana Paula Soares Marra

É advogada, com experiência na área de direito de família e da gestão pública. Desde 2020, atuava como secretária adjunta na Secretaria de Desenvolvimento Social. Assumiu a liderança da pasta em agosto de 2022.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Secretaria da Mulher (SEM) – Giselle Ferreira de Oliveira

É professora, servidora de carreira da Secretaria de Educação, bacharel em Nutrição e pós-graduada em Política de Representação Parlamentar. Se tornou titular da Secretaria de Esporte e Lazer em 2020, após ter sido secretária Executiva de Políticas do Esporte. Agora, assume o novo desafio à frente da Secretaria da Mulher.

Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Secretaria de Família e Juventude – Rodrigo Germano Delmasso Martins

Formado em Gestão Pública e pós-graduado em Serviço Social, tem mais de 20 anos de experiência em Gestão Pública. Já foi secretário de Trabalho e subsecretário de Administração Geral, da Secretaria de Meio Ambiente. Foi eleito deputado distrital em 2014 e 2018. Na última legislatura, foi vice-presidente da Câmara Legislativa do DF.

Foto: Divulgação / CLDF

Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) – Júlio César Ribeiro

É formado em Direito. Foi diretor Executivo nas emissoras TV Itajaí, TV Cultura Florianópolis, Rede Mulher de Televisão e TV Itapoan (BA). Desde 2011, atua na área do Esporte do Distrito Federal: foi secretário adjunto e titular da pasta. Agora retoma a liderança do tema na cidade. Foi eleito deputado federal em 2018 e 2022.

Foto: Divulgação/CLDF

Secretaria de Turismo (Setur) – Cristiano Nogueira Araújo

Formado em Administração e pós-graduado em Gestão Pública. Nascido em Brasília, iniciou a carreira política aos 23 anos como deputado distrital, considerado o mais jovem eleito no Distrito Federal. Esteve na Câmara Legislativa por três mandatos seguidos, de 2006 a 2018.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) – Bartolomeu Rodrigues da Silva

Pernambucano de Serra Talhada, é jornalista e trabalhou nos principais veículos de comunicação como repórter, coordenador de Política e diretor de Redação. Foi presidente do Comitê de Imprensa do Palácio do Planalto e presidente do Sindicato dos Jornalistas. Está à frente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa desde dezembro de 2019.

Foto: Divulgação

Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) – Roberto Vanderlei de Andrade

Engenheiro civil, tem familiaridade com gestão pública e experiência como administrador. Foi secretário de Projetos Especiais de Pernambuco e vereador do Recife por dois mandatos (1996-2004). De março de 2019 a setembro de 2020, foi secretário Executivo da Secretaria de Projetos Especiais até assumir o comando da pasta.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) – Cristiano Mangueira de Sousa

Está na pasta desde janeiro de 2019, quando foi nomeado para exercer o cargo de subsecretário de Fiscalização de Atividades Econômicas. Em junho de 2020, passou a ser o titular da DF Legal. Tem formação em Direito. É auditor fiscal do Governo do Distrito Federal desde 1994. Também tem experiência na Polícia Militar do Distrito Federal.

Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) – Wenderson Souza e Teles

É delegado da Polícia Civil do Distrito Federal. Atuou na Divisão de Repressão a Roubos e Furtos e na Delegacia de Repressão à Corrupção. Esteve na Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do DF e como diretor-adjunto da Divisão de Inteligência da PCDF. Foi nomeado na Seape em dezembro de 2021.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Secretaria de Assuntos Internacionais (Seai) – Paco Britto

Após ser vice-governador do DF, o executivo nas áreas de construção e comércio estará à frente da Secretaria de Assuntos Internacionais no novo mandato, cargo que já assumiu entre 2006 e 2007. Em 2018, foi coordenador da equipe de transição do GDF. É carioca e tem graduação em Administração Pública.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEPD) – Flávio Pereira dos Santos

É pedagogo e servidor de carreira da Secretaria de Saúde. Participou de várias competições como jogador de basquete sobre cadeira de rodas e como tenista. A experiência no esporte o qualificou para, em junho de 2020, ser o diretor de Articulação de Esportes e Lazer da SEPD. Também foi coordenador de Políticas Temáticas da pasta antes de assumir a secretaria em janeiro de 2021.

Por: Agência Brasília