Três morreram em ataque a hospital no sul da Ucrânia, diz vice-prefeito - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Três morreram em ataque a hospital no sul da Ucrânia, diz vice-prefeito

  O vice-prefeito de Mariupol, Sergei Orlov, afirmou que três pessoas morreram, sendo uma delas uma criança, no hospital infantil e maternid...

 

O vice-prefeito de Mariupol, Sergei Orlov, afirmou que três pessoas morreram, sendo uma delas uma criança, no hospital infantil e maternidade da cidade, que, segundo os ucranianos, foi bombardeado na quarta-feira pela Rússia.

Pelo menos outras 17 pessoas ficaram feridas, entre elas uma mulher grávida.

“Eu estou absolutamente certa de que eles sabem [que lá funcionava] essa instalação [o hospital], e que estão destruindo essa cidade”, disse Orlov à BBC, do Reino Unido.

Segundo ele, 300 leitos que estavam destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 foram destruídos, além de um centro de coleta de sangue.

Ataque durante cessar-fogo

Mariupol está cercada por tropas russas há dias. Havia um acordo para um cessar-fogo na quarta-feira, que deveria servir para que civis pudesse ser retirados da cidade. Os ucranianos afirmam que houve um ataque mesmo assim.

Quem deu a primeira informação sobre o ataque foi a Câmara de Vereadores da Cidade.

A informação foi publicada em um texto em uma rede social: "As forças de ocupação russas jogaram várias bombas no hospital infantil. A destruição é colossal".

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tuitou imagens que, segundo ele, são relacionadas ao incidente. "Atrocidade! Por quanto tempo mais o mundo será cúmplice ao ignorar o terror", disse ele.

O Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia divulgou um vídeo que mostra imagens que parecem ser de um hospital atingido com o seguinte texto: “Hoje a Rússia bombardeou um hospital infantil e maternidade em Mariupol”.

Ucrânia já havia acusado a Rússia de haver quebrado o cessar-fogo para impedir a retirada de civis que estavam sem saída em Mariupol.

A Cruz Vermelha descreveu a situação na cidade como apocalíptica.

Gazetaweb com g1