Lapada: Justiça obriga Folha a publicar direito de resposta de Luciano Hang - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Lapada: Justiça obriga Folha a publicar direito de resposta de Luciano Hang

  A Justiça de Santa Catarina determinou nesta quinta-feira, 16, que o jornal  Folha de S.Paulo  terá cinco dias para publicar o direito de ...

 

A Justiça de Santa Catarina determinou nesta quinta-feira, 16, que o jornal Folha de S.Paulo terá cinco dias para publicar o direito de resposta do empresário Luciano Hang. O veículo republicou uma reportagem do portal Uol segundo a qual a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria produzido um relatório sobre o dono das Lojas Havan. O conteúdo da papelada supostamente questionava a origem da fortuna de Hang. Contudo, a Abin desmentiu a informação e a existência das planilhas.

Em 9 de setembro deste ano, cumprindo a determinação da Justiça, o Uol foi obrigado a divulgar a retratação que esclarecia o conteúdo da matéria jornalística. Por reproduzir o conteúdo falso, a mesma decisão se aplicou à Folha, sob pena de multa de R$ 10 mil reais por dia, em caso de descumprimento. Aos tribunais, a defesa de Hang axenou consultas formais feitas à Abin e também o relatório apresentado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

O GSI apontou diversas inconsistências no documento utilizado pelo Uol.

Por Terra Brasil Notícias