Sai a publicação no Diário Oficial do projeto ‘Conserva Cerrado’ - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Sai a publicação no Diário Oficial do projeto ‘Conserva Cerrado’

  Edital de Acordo de Cooperação entre o Instituto Brasília Ambiental e a Fundação Banco do Brasil (FBB) foi publicado no   Diário Oficial d...

 Edital de Acordo de Cooperação entre o Instituto Brasília Ambiental e a Fundação Banco do Brasil (FBB) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (31/5), lançando o projeto Conserva Cerrado, que tem por objetivo suprir as áreas protegidas do Distrito Federal de instrumentos de gestão e planejamento para a proteção da natureza.

Conserva Cerrado é fruto desse acordo, por meio do qual, em comissão técnica a ser coordenada pela autarquia, um dos principais propósitos será subsidiar a aprovação dos projetos selecionados, por cumprirem com os requisitos técnicos, ambientais e financeiros previamente estipulados em edital.

A proposta vencedora do projeto Conserva Cerrado será implantada com recursos de compensação florestal do instituto e capital próprio da Fundação Banco do Brasil (FBB) | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

No intuito de estabelecer Convênio de Cooperação Financeira, será selecionada proposta de Organização da Sociedade Civil (OSC), pública ou privada, sem fins lucrativos, com a finalidade de elaborar estudos técnicos para criação, recategorização, definição de poligonais e elaborar planos de manejo de unidades de conservação no DF.

Além da elaboração de planos de manejo e de definição de poligonais, o certame traz ainda um importante instrumento de gestão, que é o mapeamento das áreas prioritárias para a conservação no Distrito Federal.

“Apesar do número considerável de áreas protegidas no nosso território, ainda existem lacunas importantes –  sendo uma delas a representatividade ecossistêmica – que devem ser alvo de estudos para proposição de estratégias de conservação da biodiversidade”, esclarece a diretora de Implantação de Unidades de Conservação e Regularização Fundiária (Dipuc) do Brasília Ambiental, Carolina Lepsch.

A proposta vencedora do projeto Conserva Cerrado será implantada com recursos de compensação florestal do instituto e capital próprio da FBB. O prazo de execução deverá ocorrer, no máximo, em 24 meses, prorrogável. Clique aqui e confira mais informações sobre a seleção pública.

* Com informações do Brasília Ambiental