Senado aprova MP do reajuste para policiais e bombeiros do DF - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Senado aprova MP do reajuste para policiais e bombeiros do DF

O Senado aprovou, na tarde desta terça-feira (22/9), a medida provisória que permitiu reajuste de 8% nos contracheques de policiais e bombei...



O Senado aprovou, na tarde desta terça-feira (22/9), a medida provisória que permitiu reajuste de 8% nos contracheques de policiais e bombeiros do Distrito Federal. O texto editado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido ), em maio perderia a validade hoje caso não recebesse aval dos senadores.

Ontem, a Câmara dos Deputados também aprovou a medida provisória, com relatoria do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). Com isso, os servidores das forças de segurança do DF continuarão a receber a recomposição, que passou a valer a partir da edição da MP de Bolsonaro em maio e é retroativa a janeiro deste ano.

Como a proposta chegou ao Senado já com acordo, a votação ocorreu de maneira simbólica e não houve questionamentos à proposta. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) foi o relator.

O impacto estimado no orçamento é de R$ 504,97 milhões. Qualquer reajuste para as forças de segurança do DF precisa de aprovação do Congresso porque os valores são pagos com recursos do Fundo Constitucional, que advém da União. Por isso, o governador Ibaneis Rocha (MDB) precisou negociar com o Governo Federal para que a MP fosse editada e o texto teve de passar, depois, pelos parlamentares.

Atraso

O imbróglio em busca da recomposição se arrastou por muito tempo e ficou perto de se efetivar no ano passado. Em dezembro de 2019, Bolsonaro assinou medida provisória com teor similar ao da que está em avaliação no Senado hoje.

No entanto, não havia previsão orçamentária na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano e foi preciso enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional para a inclusão.


Por Correio Braziliense