Taxistas do DF poderão usar corredor do BRT Sul a partir de quinta-feira (20) - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Taxistas do DF poderão usar corredor do BRT Sul a partir de quinta-feira (20)

  Os taxistas do Distrito Federal poderão começar a circular pelo corredor exclusivo do BRT Sul a partir desta quinta-feira (20). A autoriza...

 

Os taxistas do Distrito Federal poderão começar a circular pelo corredor exclusivo do BRT Sul a partir desta quinta-feira (20). A autorização será inicialmente experimental e terá duração de 90 dias, até 20 de novembro de 2026. A medida vale para todo o trecho que passa por Santa Maria, Gama e pela EPIA, na região do Park Way

Durante esse período, o governo vai acompanhar como a presença dos táxis interfere na operação do transporte coletivo. Entre os pontos avaliados estarão a segurança no trânsito, o tempo de viagem dos ônibus, a pontualidade das linhas, a fluidez do corredor, o consumo de combustível e a movimentação nas proximidades das estações. A análise vai ajudar a definir se a autorização será mantida de forma permanente.

Quando os táxis poderão usar o corredor?

A circulação será permitida em qualquer dia da semana quando o táxi estiver transportando passageiro. Já os veículos sem passageiros só poderão utilizar o corredor durante a noite e a madrugada, entre 22h e 5h.

O uso do espaço também terá algumas restrições. O corredor deverá ser utilizado apenas para deslocamento, sem paradas durante o trajeto. Os taxistas não poderão parar nos terminais, nas estações ou nos pátios do BRT.

Também fica proibido fazer embarque ou desembarque de passageiros dentro do corredor exclusivo ou nas estações. Essas operações deverão ocorrer antes da entrada ou depois da saída do corredor.

Limite de velocidade e ultrapassagens

A velocidade máxima permitida para os táxis no corredor será de 60 km/h. Ao passar pelas estações, o limite cai para 30 km/h.

As ultrapassagens serão permitidas somente nos pontos das estações onde houver recuo, sempre respeitando o limite de 30 km/h.
Outra regra é que os táxis não poderão circular pelas áreas internas dos terminais do BRT Sul em Santa Maria, Gama e Park Way.
E se o táxi quebrar no corredor?

Os veículos deverão estar em boas condições de manutenção. Em caso de pane, acidente ou qualquer problema que impeça a circulação, o motorista terá que agir rapidamente para retirar o veículo da via e evitar impactos na operação dos ônibus.

Quem descumprir as regras poderá sofrer penalidades, incluindo a suspensão da autorização para circular pelo corredor exclusivo.

Decisão após o período de testes

Ao final dos 90 dias, os dados coletados durante a experiência serão analisados para verificar se a circulação de táxis é compatível com a operação do BRT Sul. A partir dos resultados, será decidido se a medida continua ou se a autorização será encerrada.

O BRT Sul conecta o Plano Piloto às regiões do Gama e de Santa Maria. O corredor possui cerca de 44 quilômetros e 15 estações e atende diariamente milhares de passageiros que utilizam o transporte público para se deslocar entre essas regiões e o centro de Brasília.

Da Redação| Direto do Congresso