Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro para capturar lideranças do Comando Vermelho ligadas ao tráfico na Bahia terminou em um i...
Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro para capturar lideranças do Comando Vermelho ligadas ao tráfico na Bahia terminou em um intenso confronto armado na manhã desta segunda-feira (20), na comunidade do Vidigal, Zona Sul da capital.
Durante a ação, criminosos reagiram e montaram barricadas na Avenida Niemeyer, importante ligação entre São Conrado e o Leblon, utilizando um ônibus atravessado e contêineres de lixo. A via só foi liberada por volta das 6h50, após atuação da Polícia Militar, que escoltou motoristas na região.
Moradores relataram momentos de tensão desde as primeiras horas do dia, com tiros em diferentes pontos da comunidade. Imagens que circularam nas redes sociais mostram um helicóptero sobrevoando o local em baixa altitude, enquanto é possível ouvir sons semelhantes aos de disparos.
A operação, por sinal, também impactou diretamente turistas que estavam no Morro Dois Irmãos. Cerca de 200 pessoas ficaram impedidas de descer após subirem a trilha para ver o nascer do sol. O grupo só conseguiu deixar o local por volta das 7h20, sendo conduzido com apoio policial em meio a blindados. Segundo relatos, guias orientaram os visitantes a permanecer abaixados durante o tiroteio.
A ação policial contou com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e foi articulada com o Ministério Público da Bahia. O foco era cumprir mandados contra integrantes da facção que atuam naquele estado.
Entre os alvos estava Edinaldo Pereira Souza, conhecido como Dada, apontado como liderança do tráfico em Caraíva (BA). Ele havia fugido de um presídio baiano em 2024 e passou a se esconder no Rio de Janeiro sob proteção do Comando Vermelho. Nos últimos dias, teria se deslocado para o Vidigal, onde alugou um imóvel e realizava encontros com familiares e aliados. Apesar da operação, Dada conseguiu fugir.
Por: Pleno.News