Presidente paraguaio critica Lula por desacerto em inauguração - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Presidente paraguaio critica Lula por desacerto em inauguração

  O presidente do Paraguai, Santiago Peña, criticou neste sábado (20) o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva   (PT) pelo desacert...

 

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, criticou neste sábado (20) o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo desacerto entre ambos os governos que os impediu de coincidir na inauguração de uma ponte binacional. Lula inaugurou nesta sexta-feira (19) a Ponte da Integração, entre a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e a paraguaia de Presidente Franco, sem a presença de Peña.

Em seu discurso no evento, o líder paraguaio disse que o desentendimento lhe causou um “sabor amargo” e lamentou que as chancelarias de Brasil e Paraguai não tenham conseguido entrar em acordo.

Peña propôs a Lula a troca de números de telefone para coordenar a próxima inauguração de uma ponte entre as localidades de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Chaco paraguaio, infraestrutura que faz parte de uma rota de integração comercial do Brasil com os portos do Chile, passando pelo norte da Argentina.

Peña também mencionou que, embora Lula o tenha recebido três vezes após sua eleição em 2023 e antes de sua posse, posteriormente nenhum dos dois presidentes realizou visitas de Estado aos seus respectivos países.

*EFE