A primeira-dama Janja da Silva apareceu em posição de destaque na abertura da Cúpula do Brics, realizada neste domingo (6), no Rio de Jane...
A primeira-dama Janja da Silva apareceu em posição de destaque na abertura da Cúpula do Brics, realizada neste domingo (6), no Rio de Janeiro. Assim como no G20, em 2024, ela ficou sentada atrás do presidente Lula, entre Celso Amorim e o ministro Mauro Vieira.
Mesmo sem ocupar cargo oficial, Janja participou da plenária ao lado das principais autoridades da diplomacia brasileira. No Instagram, ela publicou um vídeo da fala de Lula sobre a baixa presença feminina no encontro.
Hoje, na abertura da Cúpula dos BRICS no Rio de Janeiro, apenas 12% da plenária foi composta por mulheres”, escreveu. Ela ainda destacou que “a representatividade das mulheres entre os Chefes de Estado dos países que compõem os BRICS é de 0% – escreveu.
Para a primeira-dama, a situação mostra que é preciso ampliar a presença feminina em espaços de poder. Ela também citou a participação da ministra da Presidência da África do Sul, Khumbudzo Ntshavheni.