97% das viagens de Janja e equipe foram compradas de última hora - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

97% das viagens de Janja e equipe foram compradas de última hora

  A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja , tem adotado uma prática que pesa no bolso do contribuinte: a compra de passagens aéreas com ...

 

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tem adotado uma prática que pesa no bolso do contribuinte: a compra de passagens aéreas com pouca antecedência. Um levantamento feito pela coluna de Andreza Matais, do site Metrópoles, com base no Painel de Viagens do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) mostra que, das 144 viagens feitas por ela e por seus assessores em voos comerciais, 140 foram agendadas com, no máximo, 15 dias de antecedência; ou seja, 97% do total.

Quando se trata das próprias viagens de Janja, o quadro é ainda mais evidente: não há um único caso de passagem comprada com mais de nove dias antes da viagem. A falta de planejamento se repete até em compromissos internacionais marcados com ampla antecedência, como a 48ª sessão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em Roma, e a Cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G), em Paris.

O resultado dessa prática é conhecido por qualquer brasileiro que já precisou voar: bilhetes comprados de última hora tendem a custar mais caro, especialmente em trechos internacionais. Além de Janja, o levantamento considerou as viagens de 12 servidores que a acompanham de forma informal em eventos diversos, no Brasil e no exterior.

O Painel de Viagens do MGI, base oficial de dados públicos, apresenta informações com defasagem de semanas; por isso, ainda não há registros da mais recente viagem da primeira-dama à França, entre os dias 4 e 9 de junho, quando acompanhou o presidente Lula (PT) em visita ao presidente Emmanuel Macron.

A última viagem de Janja registrada no painel é de março deste ano, também para Paris, onde ela participou de um evento voltado à temática da nutrição. Procurada pela coluna de Andreza Matais, a assessoria de Janja ainda não se manifestou sobre o assunto.

Por: Pleno.News