Deputados pedem demissão de Rui Costa após fala sobre Brasília - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Deputados pedem demissão de Rui Costa após fala sobre Brasília

  Deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pediram neste domingo (4), por meio de um ofício, a demissão do ministro-chefe ...

 

Deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pediram neste domingo (4), por meio de um ofício, a demissão do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), em razão de uma fala controversa na qual Costa chamou Brasília de “ilha da fantasia”. O comentário polêmico gerou críticas até de integrantes de seu próprio partido.

– Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada – disse o ministro.

A declaração polêmica aconteceu durante um evento na última sexta-feira (2) em Itaberaba, na Bahia. Na ocasião, Costa também disse que colocar “a capital do país longe da vida das pessoas”, na opinião dele, teria feito “muito mal ao Brasil”.

Na solicitação assinada pelos deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP), Joaquim Roriz Neto (PL) e Thiago Manzoni (PL), que foi enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os parlamentares manifestaram “profunda preocupação” com as declarações do ministro e apontaram que as falas levantavam “dúvidas sobre a capacidade de Rui Costa desempenhar suas funções”.

– Neste sentido, solicitamos respeitosamente que Vossa Excelência considere a imediata demissão do Ministro Rui Costa do cargo de Ministro Chefe da Casa Civil. Entendemos que é fundamental ter líderes comprometidos com o bem comum, que demonstrem uma postura responsável e respeitosa ao se referirem a partes importantes de nossa nação – declararam.

IBANEIS ROCHA E DEPUTADO DO PT REAGEM
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), criticou duramente a declaração de Rui Costa, a quem chamou de “idiota completo”. À coluna Grande Angular, do site Metrópoles, o gestor disse que o ministro “não merecia estar onde se encontra”.

– Agora já sabemos de onde vem o ataque contra o Fundo Constitucional – declarou.

O ataque ao Fundo Constitucional do DF, citado por Ibaneis, refere-se à inclusão do dispositivo no teto do novo regime fiscal, o que ameaça a manutenção de serviços essenciais da capital do país, já que o recurso é usado no custeio de áreas como a segurança e parte da saúde e educação do DF.

Apesar de ser do mesmo partido do ministro, quem também não aprovou a declaração de Costa foi o deputado distrital Chico Vigilante (PT). Em um vídeo publicado no último sábado (3), o parlamentar convidou o ministro para conhecer “o verdadeiro DF”.

– O convido para conhecer o Sol Nascente, a Estrutural, o Pôr do Sol, e outros, para que conheça o verdadeiro DF – resumiu o deputado.

Por: Pleno.News