Cinco bebidas cancerígenas para tirar da sua dieta - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Cinco bebidas cancerígenas para tirar da sua dieta

  Recentemente, estudos robustos  apontaram que o consumo de alimentos ultraprocessados é capaz de potencializar o  surgimento de até 34 tip...

 

Recentemente, estudos robustos apontaram que o consumo de alimentos ultraprocessados é capaz de potencializar o surgimento de até 34 tipos de câncer.

Entre esse grupo, podemos destacar alguns líquidos que, à primeira vista, até parecem inofensivos, mas promovem prejuízos consideráveis à saúde.

Especialistas recomendam a diminuição do consumo de gordura, açúcar e alimentos industrializados, pois além de perigosos, eles possuem corantes e conservantes, substâncias que não fazem bem ao corpo

Para quem não sabe, pesquisas científicas defendem que bebidas prontas, com alto teor de açúcar, são um risco potencial para o aparecimento dessa doença.

Entre o leque de produtos, podemos destacar:

  • Refrigerantes;
  • Refrescos industrializados;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Achocolatados;
  • Sucos em pó.

Para se ter uma ideia, o estudo mostra que ingerir mais de 250 ml de algumas dessas bebidas por semana aumenta em até 40% a chance de ter câncer, se comparado a quem não faz tal consumo.

O maior alerta fica para as crianças. Quanto mais tarde elas iniciam os hábitos saudáveis, maior o risco de contrair doenças graves.

Também é importante que os órgãos de saúde pública se comprometam com a causa.

Evitar propagandas e desenhos atrativos em bebidas é uma das políticas que ajudam na conscientização da população. Mensagens e alertas sobre o cuidado com a quantidade e frequência de ingestão são, também, medidas eficazes para tornar o consumo mais consciente — e saudável.

Crédito: Metrópoles

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica