Ônibus do Hemocentro estará no Parque da Cidade na terça-feira (14) - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Ônibus do Hemocentro estará no Parque da Cidade na terça-feira (14)

O Carnaval da Paz será também o da solidariedade. Nesta quinta-feira (9), o Governo do Distrito Federal (GDF) e os blocos carnavalescos defi...


O Carnaval da Paz será também o da solidariedade. Nesta quinta-feira (9), o Governo do Distrito Federal (GDF) e os blocos carnavalescos definiram uma campanha para doação de sangue, o que permitirá o reforço no estoque antes das festividades.

Na terça-feira (14), o recém-lançado ônibus da Fundação Hemocentro estará no estacionamento 12 do Parque da Cidade para colher o sangue de doadores. O evento vai ocorrer das 9h às 17h e vai contar com a presença dos Bloco das Montadas, Plataforma da Diversidade, Baratona, Bloco dos Prazeres e outros.

Para o secretário de Esporte e Lazer Interino, Renato Junqueira, a ação vai fortalecer a solidariedade por meio da doação de sangue. “No esporte, um sempre precisa do outro. Essa é uma decisão acertada de todo GDF, que vem trabalhando para intensificar as ações de assistência à vida”, disse.

A unidade móvel do Hemocentro tem capacidade para até 100 doações, o que permite salvar 400 vidas. Recém-lançado, o ônibus teve um investimento de R$ 2,4 milhões e conta com tecnologia inovadora, capaz de armazenar em temperatura adequada as bolsas de sangue coletadas no dia. No ano passado, a fundação fez uma média de 4,6 mil coletas por mês. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como meta mínima de 3% da população ser doadora de sangue. O DF está abaixo desse percentual, com 1,8%.

Doe sangue

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

 Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar. Quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Já quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos sete dias fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato com a pessoa.

SERVIÇO:

14/02/2023 – Ônibus do Hemocentro estará no Parque da Cidade na terça-feira

Hora: 9h às 17h

Local: Estacionamento 12 do Parque da Cidade

Fonte: Ascom da SEL secretaria de Esporte 

Foto: Agência Brasília