Com votação recorde, Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Com votação recorde, Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara

  O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito com 464 votos nesta quarta-feira (1º) para mais dois anos na presidência da Câmara.Lir...

 

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito com 464 votos nesta quarta-feira (1º) para mais dois anos na presidência da Câmara.Lira foi apoiado por um único bloco parlamentar reunindo 20 partidos, incluindo duas federações. Ele obteve a maior votação absoluta de um candidato à Presidência da Câmara nos últimos 50 anos.

Lira obteve um amplo arco de apoio, do PL de Jair Bolsonaro ao PT de Luiz Inácio Lula da Silva, que não lançou candidatura concorrente por receio de derrota, já que a esquerda controla apenas cerca de um quarto das cadeiras da Casa.

Em seu discurso após a votação, Arthur Lira destacou que a abertura das atividades legislativas de 2023 representa a maturidade da democracia brasileira.

"Seguiremos devotos da democracia. E para tanto serei uma voz firme em favor das prerrogativas e liberdades de expressão de cada parlamentar. Porque precisamos exercer nosso mandato de maneira plena. Este primeiro de fevereiro de 23 representa mais que uma abertura de legislatura. É a prova de que o Brasil é uma democracia madura, preparada e feita por uma ampla maioria de pessoas que luta e defende a liberdade, o direito ao contraditório, a esperança num futuro de prosperidade e a melhoria na vida do povo brasileiro", afirmou o presidente reeleito.

Outros candidatos

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), lançado pela Federação Psol-Rede, obteve 21 votos; e o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) obteve 19 votos.

Folha Press e Agência Câmara