Sapiossexualidade: entenda o termo usado pela BBB Key Alves - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Sapiossexualidade: entenda o termo usado pela BBB Key Alves

  O ‘BBB 23’ ainda nem começou e a vida dos participantes já se tornou alguns dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Key Alves, int...

 

O ‘BBB 23’ ainda nem começou e a vida dos participantes já se tornou alguns dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Key Alves, integrante do grupo Camarote, é jogadora de vôlei e um fenômeno da internet. A atleta se definiu como sapiossexual, isto é, que sente atração por pessoas inteligentes, em entrevista ao gshow.

“Se o cara é muito inteligente, estilo nerd mesmo, meu olhinho fica brilhando, apaixonada. Mas é difícil achar homem assim, viu! E tem que ser mais velho também, tipo 20 anos a mais que eu”, afirmou.

"Sapio" vem do latim sapiens, que indica a noção de inteligência, e a definição de sapiossexual pode variar. Há quem defenda que está ligada à atração baseada no intelecto, e não necessariamente no físico. Outros que dizem que vai além disso, como, por exemplo, quando a conversa com o outro é interessante e isto te faz sentir atração por aquela pessoa.

Não é possível afirmar, no entanto, que a sapiossexualidade seja uma orientação sexual, mas uma preferência. O dicionário de língua inglesa Merriam-Webster define o termo como "relacionado a, ou caracterizado por atração sexual ou romântica por pessoas altamente inteligentes".

Famosos que se declaram sapiossexuais

Key Alves não é a única sister a se identificar como sapiossexual. A ex-BBB Karol Conká disse em junho de 2022 ao podcast “PodDar Prado” que “só sente tesão, prazer, pelo intelecto”.

Ela definiu a preferência como a pessoa que se interessa pelo intelecto, pela troca intelectual. "Não é o corpo que atrai, não é o físico, é a conexão do intelecto”. A cantora também comentou que a pessoa não precisa necessariamente ser inteligente, mas se baseia em “uma troca que encaixa”.

Gazetaweb com G1