"Dei ordem para prender todo mundo", diz general do GSI - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

"Dei ordem para prender todo mundo", diz general do GSI

  O general Gonçalves Dias, conhecido como G. Dias, afirmou ao portal Metrópoles que os militares do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), ...

 

O general Gonçalves Dias, conhecido como G. Dias, afirmou ao portal Metrópoles que os militares do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), responsável pela proteção do Planalto, não tentaram proteger os golpistas que invadiram o palácio no domingo (8).

Segundo G. Dias, os vídeos exibidos pela coluna, que mostram a hesitação de militares da BGP em prender os terroristas, foram antes de uma ordem sua, determinando a prisão de todos os invasores, chegar ao coronel que comandava o batalhão naquele dia.

“Dei ordem para prender todo mundo (no Planalto). Um vídeo não mostra o que foi todo o episódio. Naquele momento, a minha ordem para que todos fossem presos ainda não havia chegado. Quando chegou, a Guarda Presidencial agiu com a PM para prendê-los. Antes, eles estavam entendendo que o objetivo era colocar os invasores para fora do palácio”, afirmou G. Dias.

Um dos vídeos obtidos pelo portal mostra que um comandante da PMDF deu 10 ordens em 40 segundos ao BGP. “Comanda a tua tropa, porra!”, berrou para o chefe da tropa da PM. G. Dias afirmou que todas as imagens das câmeras internas do Planalto foram fornecidas para a Polícia Federal, que conduz as investigações sobre a invasão de domingo.

As informação do jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles