Lira não pretende instalar CPI do abuso de autoridade, diz site - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Lira não pretende instalar CPI do abuso de autoridade, diz site

  Nesta quinta-feira (24), o deputado federal Marcel van Hattem conseguiu 181 assinaturas para protocolar seu pedido de instalação de uma Co...

 

Nesta quinta-feira (24), o deputado federal Marcel van Hattem conseguiu 181 assinaturas para protocolar seu pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos abusos de autoridade de membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, de acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, o presidente da Câmara dos Deputado, Arthur Lira (PP-AL), não pretende instalar essa comissão.

Lira teria explicado a aliados que há uma fila de outros pedidos de CPI e que não há tempo para analisar todos eles até o fim dessa legislatura. Ainda segundo o veículo, o presidente da Câmara ainda teria dito a van Hattem para reunir assinaturas e reapresentar o pedido em 2023.

No texto, van Hattem fala em “violação de direitos e garantias fundamentais, a prática de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade” que eventualmente foram praticados pelos membros do STF e TSE.

Em publicação feita nas redes sociais na noite desta quinta, o deputado disse que deve se reunir com Lira na semana que vem.

– Conversei à tarde com o presidente Arthur Lira para informá-lo do protocolo da CPI. Ciente e prestes a viajar em missão internacional, combinou de tratarmos do tema no seu retorno à Câmara, na próxima terça-feira. Vou informando dos próximos passos! – apontou.