Filipe Barros diz que relatório do PL já possui dados do 1º turno - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Filipe Barros diz que relatório do PL já possui dados do 1º turno

  O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) usou as redes sociais para dizer que o relatório apresentado pelo seu partido para o Tribunal Sup...

 

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) usou as redes sociais para dizer que o relatório apresentado pelo seu partido para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) provando inconsistências nas urnas já apresentam os dados do primeiro e segundo turnos.

A fala é em resposta ao pedido do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, que deu 24 horas para que o Partido Liberal apresente as informações sobre o pleito do dia 2 de outubro.

– O Alexandre Moraes pediu para o PL incluir a análise dos logs do primeiro turno. Ele não deve ter consultado os técnicos do TSE, pois o arquivo de log é sequencial e único para cada urna e incluem todos os lançamentos do primeiro e do segundo turno – escreveu.

Barros também deixou claro que eles desejam que as eleições sejam transparentes, ainda que isso custe o mandato de quem já está eleito.

– Não há democracia sem transparência – afirmou.

Em outra postagem, o deputado explicou que o relatório foi feito pelos professores Carlos Rocha (um dos criadores da urna eletrônica), Marcio Abreu e Flávio de Oliveira, todos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Cada urna tem um histórico (log) de tudo que aconteceu nela e todas possuem um código de identificação próprio. Assim, cada log deve estar vinculado ao código de identificação daquela urna.

Todavia, segundo a publicação de Filipe Barros, as urnas de modelo anteriores a UE2020 apresentam um mesmo código, como se mais de 250 mil urnas tivessem a mesma identificação.

– Se não há individualização de cada urna, não há como comprovar que aquele log (histórico) é daquela urna específica – explicou o parlamentar.

Sendo assim, o PL pede explicações ao TSE sobre essa questão e cobra providências, uma vez que as urnas com essa inconsistência registraram mais votos para o candidato eleito.