Equipe de transição já tem 12 ex-ministros de Lula e Dilma - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Equipe de transição já tem 12 ex-ministros de Lula e Dilma

  Já chegou a 12 o número de ex-ministros de gestões anteriores de  Lula  e de  Dilma  (PT) que estão fazendo parte da equipe de transição d...

 


Já chegou a 12 o número de ex-ministros de gestões anteriores de Lula e de Dilma (PT) que estão fazendo parte da equipe de transição do novo governo petista. Somente nesta quarta-feira (9), seis ex-titulares de pastas federais foram incluídos no grupo: Humberto Costa, Alexandre Padilha, Arthur Chioro, José Gomes Temporão, Juca Ferreira e Eugênio Aragão.

Apesar de ter contado com o apoio de vários partidos na coligação que formou para concorrer ao Planalto, o petista tem se apoiado em nomes mais próximos de suas outras gestões e do governo de Dilma para formar a equipe de transição. Entre os nomes que já haviam sido incluídos aparecem, por exemplo, Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante.

Para o grupo da Saúde na transição, que tem quatro ex-ministros (Costa, Padilha, Chioro e Temporão), Lula teria também o médico David Uip, que chegou a trabalhar em gestões do ex-governador de São Paulo e hoje vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. O especialista, no entanto, desistiu porque não poderia ficar afastado do estado durante os próximos dois meses.

Além de estar na Saúde, Padilha também é cotado para ser o futuro ministro da Fazenda. Durante a campanha, Lula chegou a indicar a preferência por nomear um político para a pasta. Atualmente, nenhum dos quatro indicados para o grupo de transição na economia (André Lara Resende, Pérsio Arida, Guilherme Mello e Nelson Barbosa) tem esse perfil.

Outra área cujos nomes da equipe de transição foram conhecidos nesta quarta foi a Cultura, que terá como integrantes o ex-ministro Juca Ferreira, a atriz Lucélia Santos, que se candidatou a deputada federal pelo PSB mas não se elegeu, e Márcio Tavares, que coordenou o programa de governo petistas para a área.

Por fim, também foram definidos os nomes para a Justiça, que terá o ex-ministro Eugênio Aragão e o coordenador do Grupo Prerrogativas, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, como consultores. No total, a transição de governo terá 31 grupos temáticos.

Confira quem são os ex-ministros de Lula e Dilma na atual transição:

Gleisi Hoffmann: Casa Civil (2011-2014)
Aloizio Mercadante: Ciência, Educação e Casa Civil (2011 a 2016)
Juca Ferreira: Cultura (2008 a 2010 e 2014 a 2016)
Humberto Costa: Saúde (2003 a 2005)
José Gomes Temporão: Saúde (2007 a 2011)
Alexandre Padilha: Saúde (2011 a 2014)
Arthur Chioro: Saúde (2014 a 2015)
Nelson Barbosa: Planejamento e Fazenda (2015 a 2016)
Eugênio Aragão: Justiça (2016)
Tereza Campello: Desenvolvimento Social (2011 a 2016)
Márcia Lopes: Desenvolvimento Social (2010)
Henrique Paim: Educação (2014 a 2015)

Por: Pleno. News