Paulinha Abelha está na escala “mais grave do coma” - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Paulinha Abelha está na escala “mais grave do coma”

  Os médicos responsáveis pelo tratamento da cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, deram mais detalhes sobre o estado de saúde d...

 

Os médicos responsáveis pelo tratamento da cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, deram mais detalhes sobre o estado de saúde da artista, que continua em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, em Aracaju, no Sergipe. Em entrevista coletiva eles afirmaram que o quadro neurológico da cantora é preocupante. O restante do organismo está estabilizado.

A entrevista teve participação do doutor André Luis Veiga, médico intensivista, doutor Ricardo Leite, diretor técnico do Hospital Primavera, e doutor Marcos Aurélio Alves, médico neurologista.

Segundo os profissionais de saúde, Paulinha está em escala Glasgow 3, considera a “mais grave do coma”. Para se ter uma ideia, uma pessoa saudável tem escala Glasgow 15.

– Coma é uma condição reversível. Em nenhum momento falamos em morte cerebral. Existe o coma profundo, que traduz uma injúria encefálica severa, mas não existe o conceito de irreversibilidade ainda – disse o doutor Marcos Aurélio.

Ainda de acordo com o trio de médicos, exames não indicaram qualquer problema anterior relacionado à ingestão de produtos com fins estéticos, como emagrecedores ou diuréticos.

– Ela tomava algumas formulações, mas era em caráter supervisionado [por médicos]. Quando falamos em toxicidade, ele é um agressor. Mas não é necessariamente uma toxina. Podemos estar diante de algum medicamento prolongado – afirmou Ricardo Leite.

Segundo os profissionais, é possível que, apesar da lesão renal, a cantora se recupere com o tempo.

– A gente trabalha com proximidade de uma lesão renal aguda. Muitos pacientes se recuperam em situações assim, outros podem desenvolver um caso mais crônico e necessitar de terapia renal substituída. Nesse momento, substituímos pela hemodiálise – acrescentou.

Até o momento, os médicos não trabalham com a possibilidade de transferir Paulinha para São Paulo, como desejava a família. Eles explicaram que o hospital oferece todo o suporte necessário para a cantora no momento.

Paulinha Abelha está internada desde o dia 11 de fevereiro, quando passou mal durante uma turnê do Calcinha Preta em São Paulo.

Por: Pleno.News