Pronto-socorro em Samambaia atenderá apenas casos de covid - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Pronto-socorro em Samambaia atenderá apenas casos de covid

  A Secretaria de Saúde atua em diversas frentes para garantir a assistência aos pacientes com covid-19 e que precisam de cuidados das equip...

 

A Secretaria de Saúde atua em diversas frentes para garantir a assistência aos pacientes com covid-19 e que precisam de cuidados das equipes de saúde. Nesta segunda-feira (24), a internação clínica e o pronto-socorro da clínica médica do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) voltaram a ser exclusivos para atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A unidade oferece 27 leitos de UTI covid e outros 47 de enfermaria covid – 40 deles no acoplado. Com a mudança no perfil de atendimento, o HRSam vai ganhar, ainda, mais 25 leitos de enfermaria clínica, voltados a pacientes com covid-19.

Os pacientes não covid que precisarem de atendimento de clínica médica deverão procurar as unidades mais próximas ao HRSam, como as UPAs de Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II, além do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

A exceção da mudança no perfil de atendimento em Samambaia é o pronto-socorro obstétrico, que continuará atendendo as gestantes não acometidas pela doença. O hospital possui fluxo separado para a admissão dessas pacientes.

Com a mudança no perfil de atendimento, o Hospital Regional de Samambaia vai ganhar mais 25 leitos de enfermaria clínica, voltados a pacientes com covid-19 | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

As medidas de enfrentamento da pandemia, quanto à abertura de vagas para tratamento da doença, integram o Plano de Mobilização de Leitos de UTI Covid do Distrito Federal que prevê, caso seja necessário, a conversão de até 217 leitos de UTI.

No momento, há 83 leitos de UTI covid oferecidos na rede pública de saúde. No sábado (22), a pasta mobilizou oito leitos no Hospital Regional de Sobradinho (HRS) para atender pacientes mais graves.

A rede pública dispõe de 109 leitos de enfermaria covid nos hospitais regionais da Asa Norte (Hran) e de Samambaia, e no Hospital Materno Infantil de Brasília Dr. Antônio Lisboa (Hmib). Considerando os leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), são 45 leitos nos hospitais de Base e nos regionais de Samambaia, Santa Maria e Taguatinga.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF